Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise do desenvolvimento humano enquanto uma construção através de uma rede dinâmica de significados

Processo: 97/09583-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Temático
Vigência: 01 de abril de 1998 - 30 de abril de 2002
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Maria Clotilde Therezinha Rossetti Ferreira
Beneficiário:Maria Clotilde Therezinha Rossetti Ferreira
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Pesquisadores principais:Ana Maria Almeida Carvalho ; Mara Ignez Campos de Carvalho ; Zilma de Moraes Ramos de Oliveira
Bolsa(s) vinculada(s):01/12431-9 - O cenário jurídico: a análise de processos de adoacao no município de Ribeiro preto ( 1991 a 2000 ), BP.MS
01/01562-5 - A construção de sentidos de maternidades e paternidades na inserção de um bebê na família, BP.DR
00/13328-4 - Busca de qualidade em ambientes educacionais coletivos para crianças de 0-30 meses: um estudo sobre a" infant/toddler environment rating scale", BP.MS
+ mais bolsas vinculadas 99/11069-2 - Arranjos espaciais e ocupação do espaço por crianças de 1-2 e 3-4 anosem creches, BP.MS
99/02410-2 - Aspectos do corpo e da alma na obra de Michel Foucault, BP.MS
98/11362-9 - Abordagem social entre crianças pequenas no contexto de desenvolvimento da creche, BP.MS
97/13540-9 - A separação mãe-bebê, durante a inserção na creche, possibilita a construção do bebê enquanto sujeito?, BP.MS
96/07145-7 - Interação de bebês em creche: primeiros encontros e possíveis interferências, BP.PD - menos bolsas vinculadas
Assunto(s):Relações interpessoais  Formação do indivíduo  Construção do conhecimento 

Resumo

Partindo do referencial teórico sócio-interacionista-construtivista, o projeto visa analisar o desenvolvimetno humano em diferentes contextos através de uma rede de significações construida pelo próprio grupo de pesquisa. Busca-se, assim, um aprofundamento teórico e a elaboração de novos paradigmas para a construção de conhecimento na área de desenvolvimento humano. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Linguagem, significação e comunicação em bebês