Busca avançada
Ano de início
Entree

Pesquisa de ilhas de patogenicidade e de outros elementos moveis de virulencia em amostras de escherichia coli isoladas de criancas com diarreia.

Processo: 01/03616-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2001
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2003
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Molecular e de Microorganismos
Pesquisador responsável:Isabel Cristina Affonso Scaletsky
Beneficiário:Isabel Cristina Affonso Scaletsky
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Virulência  Escherichia coli 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Diarrria Infantil | Escherichia Coli | Patogenicidade

Resumo

E amplamente admitido que o perfil das doenças diarréicas que afligem recém-nascidos e crianças tem mudado ao longo dos anos, graças às transformações econômicas e sociais. Nos últimos anos, ocorreram grandes avanços no estudo dos mecanismos de virulência bacteriana, com os instrumentos de biologia molecular contribuindo para a elucidação das suas bases moleculares. Novas ilhas de patogenicidade (PAIs), e elementos móveis como plastídios, bacteriófagos e transposons codificando fatores de virulência foram descritos. Até hoje, os estudos epidemiológicos são baseados na identificação de apenas um ou dois fatores de virulência de cada grupo de E. coli diarreiogênica. O presente projeto tem como objetivo verificar a prevalência desses novos elementos de virulência em amostras de E. coli isoladas de diarréia infantil no Brasil. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)