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Aprendizagem autônoma da coordenação de comportamentos para robôs móveis

Processo: 01/14588-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2002
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2004
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Pesquisador responsável:Carlos Henrique Costa Ribeiro
Beneficiário:Carlos Henrique Costa Ribeiro
Instituição Sede: Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Ministério da Defesa (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Robótica  Robôs  Aprendizagem motora  Sensoriamento remoto 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aprendizagem Por Reforco | Comportamentos | Controle-Hibrido | Coordenacao | Robotica Movel | Sensoriamento

Resumo

O objetivo do projeto é o desenvolvimento de mecanismos de coordenação de comportamentos para robôs móveis através do uso de técnicas de aprendizagem autônoma. Como objetivos relacionados, tem-se: a) implementação e análise de comportamentos básicos e arquiteturas de coordenação em robôs móveis; b) implementação e análise de sensoriamento (em particular visão) e fusão sensorial em robôs móveis para estimação da localização do robô em seu ambiente de atuação; e c) formação de recursos humanos em Sistemas Computacionais para Robótica Móvel. A coordenação de comportamentos corresponde à definição de prioridades quando ocorrem conflitos de atuação entre dois ou mais controladores pré-projetados, ativos em uma mesma região do espaço de estados observáveis, a partir de uma arquitetura hierárquica pré-definida. A função da aprendizagem é definir que comportamentos deverão ocupar os diferentes postos dessa hierarquia. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LEONARDO AZEVEDO SCÁRDUA; JOSÉ JAIME DA CRUZ; ANNA HELENA REALI COSTA. Controle ótimo de descarregadores de navios utilizando aprendizado por reforço. Sba : Controle & Automação, v. 14, n. 4, p. 368-376, . (97/04668-1, 01/14588-2)