Busca avançada
Ano de início
Entree

Interações adulto-criança e criança-criança em creche: análise de alguns elementos mediadores do desenvolvimento infantil

Processo: 91/03584-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Temático
Data de Início da vigência: 01 de junho de 1992
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 1996
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Maria Clotilde Therezinha Rossetti Ferreira
Beneficiário:Maria Clotilde Therezinha Rossetti Ferreira
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Relações interpessoais  Desenvolvimento infantil  Crianças em idade escolar  Creches 

Resumo

Segundo a perspectiva sociohistórica do desenviolvimento humano, elaborada a partir de trabalhos de Vygotsky e Wallon, na evolução das sociedades os homens foram elaborando objetos, convenções e signos como forma de registrar e transmitir determinadas informações no processo de trabalho. No confronto das ações assumidas pelos indivíduos participantes de situações sociais concretas, no embate das significações que nelas eles constroem, cada um deles modifica-se e constrói formas mais elaboradas de perceber, memorizar, solucionar problemas. Isto se daria conforme a criança se apropria da fala, de determinadas formas de realização de atividades e de certos conhecimentos... (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)