Busca avançada
Ano de início
Entree

Textos cientificos como recurso didatico para o ensino-aprendizagem de quimica.

Processo: 03/06107-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2003
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2004
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Salete Linhares Queiroz
Beneficiário:Salete Linhares Queiroz
Instituição Sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Análise do discurso  Linguagem científica  Ensino superior  Ensino de química 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Analise De Discurso | Ensino De Quimica | Ensino Superior | Linguagem Cientifica | Natureza Da Ciencia | Textos Cientificos

Resumo

A presente pesquisa parte de uma proposta para o ensino superior de química utilizando a leitura de textos científicos com o objetivo de enfatizar os seguintes aspectos: a) favorecimento da aprendizagem conceitual; b) desenvolvimento de concepções sobre o processo de produção da ciência e da sua natureza; c) aprimoramento da habilidade de leitura e escrita em linguagem científica. A proposta será aplicada na disciplina de Físico-Química I do curso de graduação em química do Instituto de Química de São Carlos (USP). Nesta disciplina será sugerida aos alunos a leitura de artigos científicos (que guardem relação com os tópicos nela lecionados) e a escrita posterior de resumos sobre os conteúdos dos artigos. Ao final do semestre discussões com os envolvidos na experiência serão realizadas visando o compartilhamento dos conhecimentos adquiridos e das impressões a respeito do processo. O procedimento de pesquisa se pautará em entrevistas com os alunos e com o professor responsável pela disciplina, no acompanhamento das discussões sobre os textos científicos, assim como na leitura dos resumos produzidos. Estes dados serão analisados segundo a Análise de Discurso na linha francesa, como vem sendo divulgada, entre outros, por Eni Orlandi. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LUCIANA MASSI; GELSON RIBEIRO DOS SANTOS; JERINO QUEIROZ FERREIRA; SALETE LINHARES QUEIROZ. Artigos científicos como recurso didático no ensino superior de Química. Química Nova, v. 32, n. 2, p. 503-510, . (03/06107-0)