Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos da suplementacao com zinco na reducao do estresse oxidativo em individuos com diabetes mellitus nao insulino-dependente.

Processo: 04/05995-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2004
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2005
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição
Pesquisador responsável:Silvia Maria Franciscato Cozzolino
Beneficiário:Silvia Maria Franciscato Cozzolino
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Óxidos de colesterol  Estresse oxidativo  Zinco 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Diabetes Mellittus Tipo 2 | Estresse Oxidativo | Ldl Oxidada | Oxidos De Colesterol | Zinco

Resumo

A pesquisa tem como objetivo avaliar os efeitos da suplementação com zinco na redução do estresse oxidativo em pacientes com diabetes mellitus não insulino-dependente. Os participantes passarão por uma avaliação antes do início da suplementação (6 meses). Após este período os mesmos serão reavaliados para que sejam identificadas se ocorreram mudanças nos parâmetros indicativos do estresse oxidativo. A pesquisa constará de avaliação antropométrica, onde serão verificados peso, estatura, medidas da cintura e bioimpedância elétrica. Será coletado sangue para que sejam feitos os exames laboratoriais glicemia, triglicérides, colesterol total e frações (inclusive a LOU), óxidos de colesterol, superóxido dismutase e zinco. Será solicitado que os participantes preencham, em dois momentos, um questionário de registro alimentar para que seja feita a avaliação de consumo alimentar e a análise do alimento em duplicata. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)