Busca avançada
Ano de início
Entree

Determinacao dos componentes funcionais em sucos de uva e vinhos brasileiros.

Resumo

A crescente busca do consumidor por um produto que forneça, além de suas propriedades básicas, benefícios à saúde, tem propulsionado as pesquisa de compostos funcionais nos mais diversos alimentos. Nos vinhos, as recentes pesquisas, têm mostrado que a presença de compostos fenólicos e os folatos estão associados a diminuição da aterosclerose e nos níveis de homocisteína do plasma e, conseqüentemente, os riscos de distúrbios coronários. Assim, torna-se importante e necessário conhecer a composição e estabelecer a quantidade dos compostos funcionais na uva e em seus derivados. Há um desconhecimento do que ocorre com esses compostos durante a transformação da uva em vinho assim como a composição desses compostos no vinho brasileiro. Sendo assim o estudo do comportamento desses compostos durante a vinificação e a produção do suco de uva traria uma contribuição significativa para os pesquisadores, produtos e consumidores. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BALLUS, CRISTIANO AUGUSTO; MEINHART, ADRIANA DILLENBURG; DE OLIVEIRA, RAQUEL GRANDO; GODOY, HELENA TEIXEIRA. Optimization of capillary zone electrophoresis separation and on-line preconcentration of 16 phenolic compounds from wines produced in South America. Food Research International, v. 45, n. 1, p. 136-144, JAN 2012. Citações Web of Science: 33.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.