IX Congresso Internacional da Sociedade Hegel Brasileira: Enciclopédia das Ciência...
Resumo
O projeto se volta para a elaboração das relações entre natureza e história na filosofia do século XVII buscando não somente as concepções seiscentistas, mas também o legado sobre o qual se apóiam, bem como as críticas e retomadas das formulações dos seiscentos na filosofia posterior, particularmente na ilustração francesa, no idealismo alemão e em alguns filósofos contemporâneos, como Nietzsche, Merleau-Ponty, Deleuze e Foucault. O ponto de partida serão as formulações renascentistas dos florentinos e dos juristas franceses, sua presença e modificações nas obras de Bacon, Espinosa, Pascal e Leibniz. O primeiro contraponto, em que a ruptura se apresenta superior à continuidade, será feito com a obra de Vico, que anuncia os trabalhos da ilustração francesa. Da renascença à ilustração, as relações entre natureza e história não são tensas: não só a história está inserida na natureza, como esta, pensada como artefato e artesã, está embebida na história; além disso, a idéia de natureza humana fornece a mediação necessária entre ambas. Tudo muda e a ruptura se torna patente com as obras do idealismo alemão, isto é, com a distinção entre natureza e cultura, ainda que o romantismo pretenda retomar sua inseparabilidade, graças a uma nova filosofia da natureza. Tomando como referência a análise do grande racionalismo, por Merleau-Ponty, suas críticas ao "fracasso das filosofias dialéticas" e sua hipótese da possibilidade de fundar na natureza uma nova concepção da história, algumas das pesquisas examinarão o papel dos conceitos de devir e acontecimento nas filosofias de Nietzsche e Deleuze, a ênfase na idéia de descontinuidade temporal, nas primeiras obras de Foucault, e o ressurgimento da determinação natural do histórico em suas últimas obras, dedicadas ao conceito de biopoder. (AU)
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