Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da correlacao entre polimorfismos em genes relacionados ao metabolismo da glutationa e susceptibilidade a complicacoes microvasculares no diabete melito tipo 1.

Processo: 04/13451-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2005
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2008
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Maria Lucia Cardillo Corrêa Giannella
Beneficiário:Maria Lucia Cardillo Corrêa Giannella
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Estresse oxidativo  Diabetes mellitus tipo 1  Suscetibilidade 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Complicacoes Cronicas | Diabetes Tipo 1 | Estresse Oxidativo | Polimorifsmos | Susceptibilidade

Resumo

O diabete melito (DM) é uma síndrome caracterizada por hiperglicemia resultante de defeitos na secreção e/ou ação da insulina e está relacionado ao desenvolvimento de complicações microvasculares. Os principais mecanismos propostos para explicar o dano celular induzido pela hiperglicemia são: aumento da formação dos produtos avançados de glicação, aumento da ativação da vias dos polióis, da proteína quinase C e da via da hexosamina. O estresse oxidativo tem sido considerado o elemento unificador de todas essas vias. Os sistemas enzimáticos e não-enzimáticos de defesa celular contra o estresse oxidativo envolvem vários compostos, entre eles o sistema glutationa, que engloba a glutationa, as enzimas gama-glutamilcisteína sintetase (γ-CGS), glutationa peroxidase (GPX), glutationa S-transferases e glutationa redutase (GR). Com exceção da hiperglicemia, não existem fatores preditivos para o desenvolvimento de complicações microvasculares. Assim, a identificação de marcadores genéticos poderia direcionar e otimizar o tratamento intensivo de pacientes com maior susceptibilidade para o desenvolvimento das complicações. Este projeto tem por objetivo o estudar a correlação entre polimorfismos em genes relacionados ao metabolismo da glutationa (γ-CGS, GPX-1 e GPX-3) e a susceptibilidade a complicações microvasculares em pacientes com DM tipo 1. Serão estudados aproximadamente 160 pacientes com mais de 15 anos de diagnóstico acompanhados no ambulatório da Equipe Médica de Diabetes, sendo 80 pacientes sem complicações e 80 pacientes com complicações microvasculares. A freqüência dos três polimorfismos também será avaliada em uma população de 200 indivíduos controles não diabéticos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)