Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da toxicidade muscular pelo uso de estatinas em pacientes hipercolesterolemicos: avaliacao pela espectroscopia do hidrogenio e fosforo por ressonancia magnetica.

Processo: 06/59631-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2007
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Roberto Kalil Filho
Beneficiário:Roberto Kalil Filho
Instituição Sede: Instituto do Coração Professor Euryclides de Jesus Zerbini (INCOR). Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ressonância magnética  Dislipidemias  Inibidores de hidroximetilglutaril-CoA redutases 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Dislipidemia | Estatinas | Ressonancia Magnetica

Resumo

A eficácia das estatínas em reduzir os níveis de LDL-c e o risco de doença coronária já estão bem estabelecidas. Estas drogas afetam o tecido muscular de forma adversa, apesar da incidência de miotoxicidade ser baixa. O mecanismo preciso pelo qual as estatinas induzem à miopatia ainda não está bem elucidado. Portanto, os objetivos deste estudo consistem em avaliar por intermédio da espectroscopia por Ressonância Magnética a toxicidade muscular causada pelo uso de estatina. Esta toxicidade será avaliada de duas formas: avaliação lipídica intramiofibrilar pela espectroscopia do hidrogênio e avaliação da cadeia respiratória pela espectroscopia do fósforo. Além disso será avaliada a possível correlação entre sintomas clínicos, alteração na espectroscopia do hidrogênio e fósforo e alteração nos níveis plasmáticos da CPK. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)