Busca avançada
Ano de início
Entree

Resposta hipertensora a colusao bilateral das carotidas em camundongos acordados: papel dos quimiorreceptores perifericos.

Processo: 06/61690-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2007
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2009
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Rubens Fazan Junior
Beneficiário:Rubens Fazan Junior
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Barorreflexo  Pressão sanguínea  Camundongos  Células quimiorreceptoras 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Barorreflexo | Camundongo | Pressao Arterial | Quimiorreceptores

Resumo

O camundongo é a espécie de referência em estudos dos fatores moleculares envolvidos na regulação de funções fisiológicas e fisiopatológicas. A oclusão bilateral das carótidas (OBC), reduz o fluxo sangüíneo nos seios carotídeos levando a um aumento reflexo da PA. Os níveis de oxigênio caem nos corpúsculos carotídeos durante a OBC, o que deve contribuir para a elevação da PA. Investigaremos a resposta hipertensora à OBC, bem como a contribuição dos quimiorreceptores nessa resposta, em camundongos acordados. Camundongos (C57B1) terão a artéria femoral canulada e serão implantados com oclusores ao redor das carótidas. Um grupo de camundongos terá os quimiorreceptores periféricos inativados pela lesão da artéria nutridora do copúsculo carotídeo, bilateralmente. No dia seguinte, os camundongos serão colocados em uma câmara, ventilada com ar ambiente ou oxigênio (100%), e serão submetidos a duas sessões de OBC, com 30 s de duração cada. Uma OBC será realizada com a câmara preenchida com ar ambiente e outra, com a mesma preenchida com 100% de oxigênio. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)