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Relações condicionais com estímulos compostos

Processo: 07/00430-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2007
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2009
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Paula Debert
Beneficiário:Paula Debert
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Comportamento e mecanismos comportamentais  Testes psicológicos  Tarefas de matching-to-sample 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Discriminação Condicional | equivalência de estímulos | Estímulos Compostos | Análise Experimental do Comportamento

Resumo

Nas últimas décadas, a Análise Experimental do Comportamento vem desenvolvendo estudos dentro da área de controle de estímulos condicional com o objetivo de fornecer descrições experimentais que propiciem o entendimento de fenômenos comportamentais complexos tais como formação de conceitos, linguagem e cognição. Estudos a respeito de relações emergentes e classes de estímulos equivalentes têm empregado com sucesso o procedimento matching-to-sample para a investigação e estabelecimento destes comportamentos. No entanto, em alguns contextos, este procedimento tem fracassado quando aplicado em determinadas populações como, por exemplo, humanos com desenvolvimento atípico e não humanos. Partindo de uma avaliação de alguns parâmetros do procedimento matching-to-sample que poderiam ser possíveis responsáveis pelos fracassos em produzir resultados positivos com as populações especificadas, Debert, Matos e McIlvane (2007) desenvolveram um procedimento alternativo que parece ter produzido relações emergentes em humanos. Contudo, o papel de alguns parâmetros deste procedimento merece investigações mais minuciosas. O presente trabalho pretende dar início a esta investigação a partir de seis estudos que terão os seguintes objetivos: avaliar se o procedimento de Debert, Matos e McIlvane (2007) produz classes funcionais, se o uso de consequências diferenciais no procedimento de Debert e cols. (2007) produzirá uma aquisição mais rápida das relações treinadas, se o procedimento de Debert e cols. (2007) será efetivo utilizando-se duas classes com dois estímulos cada, se o aumento da duração da apresentação de cada um dos estímulo empregados no estudo de Debert e cols. (2007) produziria melhores desempenhos, se um esquema de reforçamento de intervalo variável no procedimento de Debert e cols (2007)favorece o estabelecimento de taxas de respostas mais altas e se instruções mais simples do que aquelas utilizadas por Debert e cols. (2007) também produzirão as relações emergentes anteriormente obtidas. Este projeto pretende, portanto, fornecer uma contribuição metodológica ao estudo da formação de classes conceituais na medida em que os resultados da avaliação proposta permitirão desenvolver e aprimorar um procedimento alternativo que poderá ser utilizado quando se pretende estabelecer os comportamentos complexos mencionados, principalmente nos contextos nos quais o procedimento matching-to-sample falha. (AU)

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