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Funcao simbolica de estimulos auditivos em individuos submetidos a implante coclear.

Processo: 03/12166-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2004
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2006
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Deisy das Graças de Souza
Beneficiário:Edson Massayuki Huziwara
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Implante da cóclea   Condicionamento (psicologia)

Resumo

Tendo em vista por um lado a possibilidade de contribuição para a reabilitação de indivíduos com implante colear e, por outro, a de investigação dos processos comportamentais básicos subjacentes à aquisição de relações simbólicas envolvendo estímulos auditivos, estudos prévios empregaram o paradigma de equivalência de estímulos e demonstraram a possibilidade de formação de classes de equivalência entre estímulos visuais e estímulos sonoros. Contudo, esses estudos foram realizados com poucos participantes e sugeriram a necessidade do aprimoramento de procedimentos para ensinar as discriminações condicionais que constituem a base para os testes de formação de classes. O presente projeto dará continuidade às pesquisas, com dois experimentos nos quais serão explorados procedimentos para estabelecimento de discriminações condicionais entre estímulos visuais e estímulos auditivos, seguidas por testes de formação de classes de equivalência. Em um dos experimentos os estímulos auditivos consistirão de estimulação elétrica na cóclea, e no outro serão empregados estímulos lingüísticos. O procedimento básico será o de emparelhamento arbitrário com o modelo, tanto para o estabelecimento da linha de base como para os testes de formação de classes. Os participantes serão crianças com implante, com surdez pré-lingual. (AU)