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Estudo das habilidades auditivas e das medidas da imitância acústica em crianças de 4 a 6 anos de idade

Processo: 07/01370-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2007
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Adriana Ribeiro Tavares
Beneficiário:Adriana Ribeiro Tavares
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Audiologia pediátrica  Desenvolvimento infantil  Desenvolvimento da linguagem  Percepção auditiva  Triagem  Pré-escolar  Crianças 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:localização auditiva | memória | percepção auditiva | pré-escola | timpanometria | triagem | Audiologia

Resumo

É importante que a criança seja capaz de prestar atenção, detectar, discriminar e localizar sons, além de memorizar e integrar experiências auditivas. Falhas nestas habilidades podem interferir na sua aquisição e desenvolvimento da linguagem, alterando o seu desenvolvimento, social, psíquico e educacional. Nos últimos anos testes especiais que não precisam de equipamentos sofisticados para serem aplicados e podem ser utilizados como triagem do processamento auditivo foram desenvolvidos, como os testes de localização sonora em cinco direções, testes de memória para sons em sequência verbal e não-verbal. Uma audição flutuante, como a ocasionada por otite média, pode provocar enormes prejuízos sobre a aquisição e desenvolvimento da linguagem, uma vez que as habilidades auditivas que dependem de uma boa qualidade da audição podem estar alteradas nestas crianças, como dificuldades para localizar a fonte sonora, para entender a fala em presença de ruído, para manter a atenção e seguir as instruções dadas em sala de aula. Sabendo que as habilidades de localização sonora, memória seqüencial verbal e não-verbal são processos importantes ocorridos nos primeiros seis a sete anos de vida e que contribuem para o conhecimento dos sons da fala e, garantem a aquisição e o aprendizado do sistema de linguagem, uma das maneiras de realizar um trabalho preventivo em crianças em idade escolar seria a investigação das habilidades auditivas como, detecção, localização sonora e memória auditiva em crianças de 4 a 6 anos de idade. Associada a isto, uma investigação timpanométrica deve também ser realizada, pois este método pode identificar alterações decorrentes das otites médias. (AU)

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