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Participação do sistema histaminérgico na aprendizagem emocional de camundongos no labirinto em cruz elevado

Processo: 07/03822-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2007
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Fisiológica
Pesquisador responsável:Rosana Mattioli
Beneficiário:Rosana Mattioli
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Aprendizagem animal  Memória animal  Labirinto em cruz elevado  Histamínicos 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Psicobiologia

Resumo

O Laboratório de Neurociências da Universidade Federal de São Carlos tem realizado várias pesquisas com resultados contraditórios sobre a atuação do sistema histaminérgico nos processos de aprendizagem e memória em peixes. Recentemente, Faganello e Mattioli (2006) estudaram o efeito da CPA em peixes que sofreram lesão por ablação telencefálica, usando uma tarefa associativa reforçada com alimento. Nesse estudo foi verificado que os animais com lesão e que não recebiam CPA nem salina, apresentaram prejuízo na aquisição da tarefa. Entretanto os animais lesados injetados com salina aprenderam a tarefa, enquanto que os tratados com CPA se comportaram como animais não injetados. Estes dados sugerem que as interpretações possíveis para estes resultados seriam a existência de ações amnésica, ansiolítica ou analgésica da histamina, indicando também que provavelmente esses efeitos se dêem pela modulação de algum componente da aprendizagem emocional. O objetivo desse estudo será investigar a participação do sistema histaminérgico em processos de aprendizagem e memória emocional em camundongos através de injeções sistêmicas e intra-amigdala de histamina e seus antagonistas. Para tanto usaremos o paradigma de exposição e re-exposição de camundongos ao labirinto em cruz elevado em diferentes situações: 1. após injeções de agonistas e antagonistas histaminérgicos, para avaliar o papel deste sistema na aquisição de aprendizagem emocional; 2. Testes seguidos de injeções de agonistas e antagonistas histaminérgicos, para avaliar a retenção e 3. Bloqueio central de eventual resultado sistêmico dos antagonistas H1, H2 e H3 na amígdala. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SERAFIM, K. R.; KISHI, M.; CANTO-DE-SOUZA, A.; MATTIOLI, R.. L-histidine provokes a state-dependent memory retrieval deficit in mice re-exposed to the elevated plus-maze. Brazilian Journal of Medical and Biological Research, v. 43, n. 1, p. 100-106, . (07/03822-0)