Busca avançada
Ano de início
Entree

Analise da utilizacao de estatina na regulacao e expressao de medidores inflamatorios em leucocitos de pacientes com insuficiencia renal aguda relacionada a sepse.

Processo: 07/55122-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2007
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Marcelo Costa Batista
Beneficiário:Marcelo Costa Batista
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Citocinas  Lesão renal aguda  Inibidores de hidroximetilglutaril-CoA redutases  Sepse  Inflamação 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Citocinas | Estatinas | Inflamacao | Insuficiencia Renal Aguda | Sepse | Sirs

Resumo

Em todas as faixas etárias, sepse é a causa mais freqüente da Insuficiência Renal Aguda (IRA). A IRA é uma complicação grave no ambiente da terapia intensiva gerando impacto desfavorável no desfecho do paciente grave. O entendimento dos principais eventos pró e antiinflamatórios que induzem danos aos tecidos é o primeiro passo na tentativa de melhorar o prognóstico dessas doenças e estabelecer uma terapêutica adequada. Muitas drogas estão sendo usadas no combate à inflamação. As ações pleiotrópicas das estatinas têm sido largamente exploradas. Estas drogas possuem uma ação antiinflamatória, antiproliferativa e imunomodulatória in vitro e in vivo que levam a uma significativa redução da atividade inflamatória na parede vascular bem como a uma redução do processo inflamatório sistêmico. O objetivo deste trabalho é analisar o impacto do uso de estatinas na regulação de mediadores inflamatórios (TNF-α e IL-10) de pacientes com IRA relacionada a sepse. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)