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Casos investigativos no ensino de corrosao: estrategia para o desenvolvimento de habilidades argumentativas de alunos de graduacao em quimica.

Processo: 07/55847-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Salete Linhares Queiroz
Beneficiário:Salete Linhares Queiroz
Instituição Sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino de química  Ensino superior  Argumentação 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Argumentacao | Ensino De Quimica | Ensino Superior

Resumo

As novas orientações das pesquisas em educação têm mostrado a importante contribuição das investigações que privilegiam a análise da dimensão discursiva dos processos de ensino-aprendizagem de ciências em situações reais de sala de aula. Tais estudos destacam o papel da linguagem como elemento fundamental para a aquisição do conhecimento científico escolar demonstrando a importância da argumentação no ensino de ciências. No entanto, para que a argumentação ocorra em salas de aula é necessário que propostas baseadas na resolução de problemas autênticos sejam apresentadas aos estudantes. A partir dessa perspectiva pretendemos colocar em funcionamento uma proposta de ensino pautada na resolução de casos investigativos por alunos do Curso de Bacharelado em Química do Instituto de Química de São Carlos / USP, matriculados na disciplina SQF0338-Corrosão e Eletrodeposição. Os casos serão solucionados pelos alunos, em pequenos grupos, e serão por nós elaborados de maneira a exigir tanto a consideração de aspectos sócio-científicos quanto de aspectos científicos (conteúdos ministrados na referida disciplina) para as suas resoluções. As resoluções encontradas para os casos serão apresentadas oralmente e discutidas pelos grupos em sala de aula. Neste trabalho procuraremos avaliar, a partir de episódios extraídos das aulas, a qualidade dos argumentos produzidos pelos alunos e verificar em que medida a proposta de ensino estimulará a elaboração de argumentos por parte dos mesmos. A identificação dos argumentos produzidos, e seus respectivos componentes, serão realizados tomando com referencial teórico o modelo de argumento proposto por Toulmin. Para a determinação da qualidade dos argumentos empregaremos as metodologias de análise propostas por Erduran et al. e por Kelly e Takao. Tanto o referencial teórico quanto as metodologias de análise encontram-se descritas no projeto de pesquisa. (AU)

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