Busca avançada
Ano de início
Entree

Moleculas e agregados moleculares de interesse biologico: um estudo termo-estrutural

Processo: 09/53074-6
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2010 - 31 de dezembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Pesquisador responsável:Maria Teresa Moura Lamy
Beneficiário:Maria Teresa Moura Lamy
Instituição-sede: Instituto de Física (IF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Modelagem molecular  Análise espectroscópica  Modelos estatísticos  Agregados anfifílicos  Moléculas bioativas 

Resumo

Propomos o estudo de propriedades estruturais e eletrônicas de moléculas e agregados anfifílicos de interesse biológico em solução aquosa, suas interações, e as modificações estruturais resultantes destas interações. O Projeto está dividido em quatro tópicos principais: a) estudo de dispersões aquosas de lipídios aniônicos; b) caracterização eletrônica e estrutural de sondas fluorescentes, e sua utilização em membranas lipídicas; c) estudo da interação de biomoléculas com agregados anfifílicos; d) estudo estrutural de transportadores de drogas e DNA. Este Projeto dá ênfase à integração de teoria e experimento. Várias técnicas experimentais serão utilizadas, como ressonância paramagnética eletrônica (RPE) de marcadores de spin, fluorescência, calorimetria e espalhamento de luz. Os sistemas serão também caracterizados por propriedades de transporte, como viscosidade e condutividade, bem como através do potencial de superfície dos agregados. Das técnicas teóricas, ressaltamos os modelos estatísticos e a modelagem molecular através de mecânica molecular e quântica. Pretendemos desenvolver e analisar diferentes modelos estatísticos para propriedades tanto de equilíbrio (transições de fase, hidratação e interações eletrostáticas), como também de transporte (difusão, viscosidade, condutividade). A modelagem molecular virá trazer o suporte teórico para o estudo das diferentes moléculas de interesse, as interações entre elas, e suas interações com agregados anfifílicos e o meio aquoso. Sendo um projeto em ciência básica, focalizando a estrutura de moléculas em meio aquoso, pode trazer relevantes contribuições para a farmacologia, pois estuda fármacos e agregados anfifílicos, sendo estes últimos utilizados como modelos de membranas biológicas ou transportadores de drogas ou material genético nos organismos vivos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VEQUI-SUPLICY, CINTIA C.; LAMY, M. TERESA; MARQUEZIN, CASSIA A. The New Fluorescent Membrane Probe Ahba: A Comparative Study with the Largely Used Laurdan. Journal of Fluorescence, v. 23, n. 3, p. 479-486, MAY 2013. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.