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Contribuição para a história e historiografia da educação brasileira: os manuais escolares das bibliotecas públicas municipais de Campinas-SP

Processo: 08/58999-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2009
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2010
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Olinda Maria Noronha
Beneficiário:Olinda Maria Noronha
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):História da educação  Educação no Brasil  Historiografia  Bibliotecas públicas  Manuais 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educacao

Resumo

Trata-se de uma linha de investigação sobre História e Historiografia da Educação, no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e educação no Brasil" - HISTEDBR sediado na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, articulado à linha de pesquisa permanente "Levantamento e Catalogação de Fontes Primárias e Secundárias da História da Educação Brasileira". A pesquisa terá como objeto de estudo o levantamento preliminar dos Manuais Escolares existentes nas Bibliotecas Públicas Municipais de Campinas, visando posteriormente o seu exame e compreensão do seu significado na construção do ideário educacional de uma época da história da educação brasileira. O projeto tem por objetivo geral a co-produção em parceria com o Histedbr de pesquisa, levantamento de fontes e produções analíticas sobre os Manuais Escolares que integrará o Projeto "Navegando pela História da Educação Brasileira". Os objetivos específicos são: primeiramente realizar um inventário dos Manuais Escolares existentes nas Bibliotecas Públicas Municipais de Campinas (SP); em seguida realizar uma seleção sistematização e análise do material encontrado visando a organização deste material em forma de acervo de tal modo que permita estudos e pesquisas que levem ao aprofundamento da compreensão do papel destes Manuais na formação de uma cultura escolar e de uma ordem cognoscente; levantar e catalogar fontes para a investigação historiográfica da educação brasileira tornando-as disponíveis a outros pesquisadores interessados na temática; criar este núcleo de investigação no âmbito do Histedbr integrando-o às Redes já existentes que se dedicam a estudar os Manuais Escolares (Rede Livres, Rede Manes, Rede Patre Manes, Rede Emanuelle); envolver alunos de pós-graduação da FE/Unicamp na pesquisa; produzir e publicar trabalhos; gerar seminários e reuniões cientificas sobre a temática e convidar especialistas sobre a temática em questão para ampliar e aprofundar o debate. (AU)

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