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Papel do sono na formação de memória hipocampo-dependente

Processo: 09/54915-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de março de 2010
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Geral
Acordo de Cooperação: CNRS
Pesquisador responsável:Sergio Tufik
Beneficiário:Sergio Tufik
Pesquisador Responsável no exterior: Pierre-Hervé Luppi
Instituição Parceira no exterior: Université Claude Bernard Lyon 1, França
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Sono REM  Ciclo vigília-sono 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aprendizagem | Registro De Multi Eletrodos | Sono Paradoxal

Resumo

Esse projeto se insere dentro de uma temática comum ao laboratório UMR 5167 CNRS-Université Claude Bernard, criado e dirigido pelo Dr Pierre Hervé-Luppi e ao Instituto de Sono de São Paulo, coordenado pelo Dr. Sergio Tufik: a fisiopatologia do ciclo sono-vigília. Nossa colaboração repousa notavelmente sobre as bases teóricas comuns assim como a atuação de competências e meios similares para a realização dos paradigmas experimentais. Dentre os resultados esperados dessa colaboração, nós gostaríamos de reforçar as interações e discussões sobre o plano conceituai, e esforço pela atuação da pesquisa e obra das técnicas experimentais mais avançadas que dispõem cada uma das equipes (registro por multi-eletrodos na França, métodos alternativos de privação de sono no Brasil). Pelo compartilhamento de competências dentro da finalidade do projeto, essa parceria permitirá igualmente o desenvolvimento da formação de especialistas dentro das equipes implicadas. A sinergia de ação das duas equipes dentro desse projeto conjunto deverá permitir a melhor compreensão do sono e seu papel para a formação da memória. Acoplado ao registro eletrofisiológico em uma rede neuronal essencial para aprendizagem, o circuito hipocampo-cortical, e privação seletiva de sono paradoxal; a abordagem experimental proposta nos permitirá descrever as interações neuronais que são subjacentes à aquisição e consolidação mnésicas assim como a contribuição respectivas desses dois estados de sono no contexto de aprendizagem de uma tarefa comportamental. (AU)

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