Busca avançada
Ano de início
Entree

Programa genoma Xanthomonas axonopodis pv citri. - laboratório de sequenciamento

Processo: 99/06761-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Programa GENOMA
Vigência: 01 de setembro de 1999 - 31 de julho de 2002
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica
Pesquisador responsável:Tsai Siu Mui
Beneficiário:Tsai Siu Mui
Instituição-sede: Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):00/09343-8 - Projeto Genoma - Xanthomonas citri: laboratório de sequenciamento, BP.TT
99/11719-7 - Projeto Genoma: Xanthomonas citri, BP.TT
Assunto(s):Xanthomonas  Clonagem  Análise de sequência de DNA  Genoma Xanthomonas 

Resumo

Xanthomonas axonopodis pv citri , agente causal do cancro cítrico, tem causado grande prejuízo para a economia brasileira e em todo o mundo, devido à recomendação da erradicação das plantas atacadas. Sendo um importante patógeno para outras culturas tais como feijão, arroz, algodão e uva, os estudos moleculares têm contribuído para um melhor entendimento da bactéria e sua interação com os hospedeiros. O entendimento da bactéria e os genes envolvidos na patogenicidade será, portanto de grande importância para um controle mais efetivo da doença em pomares brasileiros e em outros países. O banco de dados gerados com o sequenciamento contribuirá para o entendimento da biologia da Xanthomonas e da interação Xanthomonas-hospedeiro. Além disso, o sequenciamento poderá contribuir para que pesquisas básicas sobre as interações planta-patógeno sejam melhor entendidas, uma vez que X. campestris pv campestris, bactéria muito relacionada com X.a. pv. citri, está sendo usada como modelo de patógeno em estudos com Arabidopsis thaliana. Arabidopsis, cujo genoma deverá ser completada brevemente, é a planta modelo para estudos genéticos. Além disso, X. axoponopodis é um patógeno muito próximo de Xylella fastidiosa, porém com o dobro do tamanho do seu genoma (estima-se que o genoma de X. axonopodis pv citri seja de aproximadamente 5 Mbp.). A disponibilidade dos dois genomas permitirá a comparação entre as duas espécies, com possibilidades de se determinar as similaridades e diferenças entre seus metabolismos, ciclos de vida e interações com o seu hospedeiro comum - citros. Nosso grupo pretende participar deste Programa através de construção de bancos de cosmídeos, clonagem e sequenciamento, além de agrupamento e ajuste de sequências e anotações. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ETCHEGARAY‚ A.; SILVA-STENICO‚ M.E.; MOON‚ D.H.; TSAI‚ S.M. In silico analysis of nonribosomal peptide synthetases of Xanthomonas axonopodis pv. citri: identification of putative siderophore and lipopeptide biosynthetic genes. MICROBIOLOGICAL RESEARCH, v. 159, n. 4, p. 425-437, 2004.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.