Busca avançada
Ano de início
Entree

Variabilidade estocástica rápida na linha proveniente de estrela secundária em variáveis cataclísmicas? um estudo de v3885 SGR..

Processo: 07/04996-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Artigo
Vigência: 01 de setembro de 2007 - 31 de outubro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Astronomia - Astrofísica Estelar
Pesquisador responsável:Marcos Perez Diaz
Beneficiário:Marcos Perez Diaz
Instituição-sede: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Discos de acresção  Vento estelar 

Resumo

Observações espectrofotométricas das linhas de H-alfa e HeI 6678 da variável cataclísmica do tipo "nova-like" V3885 Sgr são apresentadas e analisadas. O período orbital da binária foi determinado em P = 0.20716071(22) dias. Tomografia Doppler foi conduzida usando ambas as linhas de H-alfa e He I 6678, sendo calculados os perfis radiais de emissividade do disco. O mapeamento tomográfico da variabilidade estocástica rápida (VER) foi feito usando a linhas de H-alfa, do qual concluimos que a VER não tem uma distribuição uniforme no disco. O tomograma observado foi comparado com simulações, sugerindo que a fonte mais intensa de VER não está localizada no disco de acresção. É proposto que a principal fonte de flickering nas linhas pode estar associada à estrela secundária iluminada. (AU)