Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do tratamento com Ginkgo biloba sobre a resistência à insulina em ratos com obesidade induzida pela dieta

Resumo

A obesidade e o diabetes tipo 2 são distúrbios com alta prevalência no Brasil e, neste sentido, o desenvolvimento de uma terapia eficiente e de fácil acesso à população é bastante desejável. Há indícios na literatura de que o tratamento com o Ginkgo biloba promove melhora dos distúrbios associados à obesidade, em especial a hiperglicemia. Em vista desta evidência, é de grande interesse descobrir se este efeito ocorre por meio de alteração da via de sinalização insulínica ou ainda da via de sinalização dos receptores tipo "toll" em tecidos insulino-dependentes. É importante ressaltar que o extrato Ginkgo biloba é amplamente utilizado pela população brasileira e que apresenta baixo custo quando comparado a outras terapias utilizadas no tratamento do diabetes tipo 2 ou até mesmo da obesidade. Na expectativa de elucidar os mecanismos de ação deste agente, utilizaremos ratos com obesidade induzida pela dieta (DIO) e resistentes à insulina submetidos a um tratamento prolongado com extrato padronizado de Ginkgo biloba. Avaliaremos pela técnica de Western Blotting, o teor e o grau de fosforilação das proteínas das etapas iniciais da via de sinalização insulínica e da sinalização dos receptores do tipo "toll" tanto no tecido adiposo retroperitoneal quanto no músculo gastrocnêmio. Além disso, avaliaremos o consumo alimentar diário, o ganho de peso corporal, a tolerância à glicose em resposta ingestão de solução concentrada de glicose, os níveis séricos de insulina, glicose, leptina e adiponectina e o teor das citocinas IL-6, TNF-± e IL-10 tanto no tecido adiposo retroperitoneal quanto no músculo gastrocnêmio ao término do tratamento. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BANIN, R. M.; HIRATA, B. K. S.; ANDRADE, I. S.; ZEMDEGS, J. C. S.; CLEMENTE, A. P. G.; DORNELLAS, A. P. S.; BOLDARINE, V. T.; ESTADELLA, D.; ALBUQUERQUE, K. T.; OYAMA, L. M.; RIBEIRO, E. B.; TELLES, M. M. Beneficial effects of Ginkgo biloba extract on insulin signaling cascade, dyslipidemia, and body adiposity of diet-induced obese rats. Brazilian Journal of Medical and Biological Research, v. 47, n. 9, p. 780-788, Set. 2014. Citações Web of Science: 14.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.