Busca avançada
Ano de início
Entree

Nutrição do cafeeiro com níquel e interação com o metabolismo do nitrogênio e senescência

Processo: 12/01607-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2012
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Pesquisador responsável:José Laércio Favarin
Beneficiário:José Laércio Favarin
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Nutrição vegetal  Adubação foliar  Fertilizantes  Cafeicultura  Níquel  Nitrogênio  Arginina  Urease 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ACC oxidase | Arginina | eficiência no uso do nitrogênio | etileno | micronutriente | urease | Nutrição mineral; plantas estimulantes

Resumo

O nitrogênio é o nutriente exigido em maior quantidade pelo cafeeiro e o segundo mais exportado pela planta, sendo fundamental na síntese de diversos compostos. Usualmente se aplica uréia no cafeeiro e o N desta fonte é rapidamente metabolizado e incorporado na forma de aminoácidos e amidas. A assimilação do nitrogênio é afetada por diversos micronutrientes, entre eles o níquel (Ni), por ser este um constituinte da enzima urease, responsável pela degradação da uréia. A deficiência de Ni também pode levar ao acúmulo de nitrato devido à baixa atividade da enzima malato desidrogenase, a qual fornece energia ao processo de redução do nitrato. O entendimento da interação do Ni com o metabolismo do N e o processo de senescência no cafeeiro é importante para o uso eficiente do nitrogênio pelas plantas. Dados do balanço do consumo de nutrientes das principais culturas brasileiras apontam que o cafeeiro é a cultura que apresenta o menor índice de aproveitamento, com valor de 8% para o nitrogênio. Desde 2007 o Ni está inserido na legislação brasileira de fertilizantes, entretanto pouco se sabe a respeito da sua ação no metabolismo do nitrogênio e no processo de senescência foliar nas culturas agrícolas. Assim, o objetivo deste trabalho é compreender se a nutrição do cafeeiro com Ni contribui para o aumento da eficiência no uso do N e/ou retarda a senescência foliar, bem como caracterizar as respostas fisiológicas e bioquímicas, e também recomendar a sua aplicação no manejo da adubação do cafeeiro. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MACEDO, L. O.; FAVARIN, J. L.; TEZOTTO, T.; NETO, A. P.; ANDRADE, S. A. L.; MAZZAFERA, P.. Soil and foliar nickel application in coffee seedlings alters leaf nutrient balance. AGROCHIMICA, v. 64, n. 2, p. 14-pg., . (12/01607-3)