Busca avançada
Ano de início
Entree

Nutrição do cafeeiro com níquel e sua interação com o metabolismo do nitrogênio e senescência

Processo: 11/05928-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2011
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Pesquisador responsável:José Laércio Favarin
Beneficiário:Tiago Tezotto
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):11/22245-0 - Células de cafeeiro em suspensão exposta ao níquel, BE.EP.DR
Assunto(s):Arginina   Nutrição mineral de plantas   Urease

Resumo

O nitrogênio é o nutriente exigido em maior quantidade pelo cafeeiro e o segundo mais exportado pela planta, sendo fundamental na síntese de diversos compostos. Usualmente se aplica uréia no cafeeiro e o N desta fonte é rapidamente metabolizado e incorporado na forma de aminoácidos e amidas. A assimilação do nitrogênio é afetada por diversos micronutrientes, entre eles o níquel (Ni), por ser este um constituinte da enzima urease, responsável pela degradação da uréia. A deficiência de Ni também pode levar ao acúmulo de nitrato devido à baixa atividade da enzima malato desidrogenase, a qual fornece energia ao processo de redução do nitrato. O entendimento da interação do Ni com o metabolismo do N e o processo de senescência no cafeeiro é importante para o uso eficiente do nitrogênio pelas plantas. Desde 2007 o Ni está inserido na legislação brasileira de fertilizantes, entretanto pouco se sabe a respeito da sua ação no metabolismo do nitrogênio e no processo de senescência foliar nas culturas agrícolas. Assim, o objetivo deste trabalho é compreender se a nutrição do cafeeiro com Ni contribui para o aumento da eficiência no uso do N e/ou retarda a senescência foliar, bem como caracterizar as respostas fisiológicas e bioquímicas, e também recomendar a sua aplicação no manejo da adubação do cafeeiro.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TEZOTTO, TIAGO; RIBEIRO SOUZA, SARAH CAROLINE; MIHAIL, JEANNE; FAVARIN, JOSE LAERCIO; MAZZAFERA, PAULO; BILYEU, KRISTIN; POLACCO, JOE CARMINE. Deletion of the single UreG urease activation gene in soybean NIL lines: characterization and pleiotropic effects. THEORETICAL AND EXPERIMENTAL PLANT PHYSIOLOGY, v. 28, n. 3, p. 307-320, SEP 2016. Citações Web of Science: 3.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TEZOTTO, Tiago. Metabolismo do nitrogênio e senescência em razão da aplicação de níquel no cafeeiro arábica. 2015. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.