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Atendimento interdisciplinar ao aluno surdo: grupo de apoio a pais e ensino de libras

Processo: 00/02028-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa em Políticas Públicas
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2001
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2003
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Tárcia Regina da Silveira Dias
Beneficiário:Tárcia Regina da Silveira Dias
Instituição Sede: Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Instituição parceira: Secretaria da Educação (São Paulo - Estado). Município de Ribeirão Preto. Escola Estadual Professor Sebastião Fernandes Palma
Bolsa(s) vinculada(s):02/05981-5 - Atendimento interdisciplinar ao aluno surdo: grupo de familiares, profissionais e ensino de LIBRAS, BP.TT
Assunto(s):Educação especial  Educação para deficientes  Pessoas com deficiência auditiva  Linguagem de sinais  Ensino público  Linguagem oral  Psicolinguística  Pais  Ribeirão Preto (SP) 
Publicação FAPESP:https://media.fapesp.br/bv/uploads/pdfs/Pesquisa...publicas_77_77_77.pdf

Resumo

É indiscutível, frente a nova lei de diretrizes e bases da educação nacional, a necessidade de uma parceria efetiva entre a família e o estado, porque a família é um núcleo básico e das relações, ai estabelecidas, vão depender as relações interpessoais de seus integrantes. No caso de crianças surdas, as interações familiares podem ser muito prejudicadas quando os pais desconhecem e/ou rejeitam a língua de sinais e o modo de vida característico de seus filhos. Apesar da importância da família no processo educacional de seus filhos, ainda é muito incipiente, o trabalho com as mesmas nas redes públicas de ensino, principalmente em uma abordagem bilíngue. Complementando o atendimento educacional de surdos em Ribeirão Preto, este estudo pretende descrever o desenvolvimento de grupos de pais, sob duas perspectivas: organizando, descrevendo e analisando grupos de orientação psicoeducacional a pais (coordenado por psicólogo); e planejando, analisando e avaliando o ensino de LIBRAS aos pais (ministrado por instrutor surdo). Os grupos ocorrerão semanalmente e contarão com a presença de pais de alunos surdos que frequentam o atendimento educacional interdisciplinar, visando oportunizar o contato com a LIBRAS e com a cultura surda (pelo contato com adulto surdo, instrutor de LIBRAS e membro da equipe de pesquisadores), o ensino de Português escrito (com o apoio das tecnologias interativas) e o desenvolvimento de linguagem oral, via procedimentos fonoaudiológicos. O desenvolvimento dos grupos serão sistematicamente registrados e/ou filmados. Todo este trabalho será acompanhado, efetivamente, pelos membros da equipe parceira (professores das classes de surdos) de modo à auxiliá-las: fornecendo-lhes subsídios para definir políticas públicas em centro de educação especial do município (único centro integrado de educação especial de Ribeirão Preto e região) e de uma escola estadual (única, do município, com classes especiais para surdos). (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DIAS‚ T.; PEDROSO‚ C.; ROCHA‚ J.; ROCHA‚ P.; CORTEZ‚ R.; NISHI‚ R.; PAULA‚ J.. A visão de profissionais multiplicadores em um programa de capacitação com enfoque bilíngüe. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 8, n. 02, p. 169-182, . (00/02028-0)