Busca avançada
Ano de início
Entree

Impacto das chuvas extremas na região do ABC paulista: vulnerabilidade climática e socioeconômica

Processo: 13/09269-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2013
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2015
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Meteorologia
Pesquisador responsável:María Cleofé Valverde Brambila
Beneficiário:María Cleofé Valverde Brambila
Instituição Sede: Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas (CECS). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Andréa de Oliveira Cardoso
Assunto(s):Desastres ambientais  Chuva  Enchentes urbanas  Vulnerabilidade social  Indicadores socioeconômicos  Zona de risco  Região do Grande ABC (SP) 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Eventos Extremos de Chuva | região do ABC Paulista | Vulnerabilidade climática e social | Eventos Extremos - Desastres Naturais

Resumo

Este projeto tem como objetivo principal avaliar os impactos das chuvas extremas sobre a região do Grande ABC Paulista, enfatizando a ocorrência de enchentes e inundações em áreas vulneráveis e de risco. O impacto de uma chuva extrema deve ser diferenciado para cada município da região do ABC, pois cada um destes apresenta uma vulnerabilidade climática e socioeconômica específica. Para alcançar os objetivos, inicialmente será construída uma climatologia de eventos extremos de chuva e seus impactos (enchentes, e alagamentos) para cada município do ABC Paulista. Posteriormente, serão construídos índices de vulnerabilidade climática para a ocorrência de eventos extremos de chuva, e um índice de vulnerabilidade social, com indicadores demográficos, econômicos, de urbanização e saneamento. Espera-se obter como resultado uma medida sintética que quantifique o impacto de um evento extremo de chuva, tendo como base a vulnerabilidade climática e social de cada município. Também, se buscará caracterizar o padrão atmosférico regional e local que contribui para os eventos de chuvas extremas. A avaliação de impactos possibilita a identificação de áreas de maior risco o que serve para que tomadores de decisões possam definir medidas de prevenção, mitigação, e até de adaptação. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARÍA CLEOFÉ VALVERDE. A INTERDEPENDÊNCIA ENTRE VULNERABILIDADE CLIMÁTICA E SOCIOECONÔMICA NA REGIÃO DO ABC PAULISTA. Ambiente & Sociedade, v. 20, n. 3, p. 39-60, . (13/09269-2)