Busca avançada
Ano de início
Entree

Longitudinal analysis of the subgingival microbiome following enamel matrix derivate therapy

Resumo

A periodontite é uma infecção polimicrobiana que destrói as estruturas de fixação do dente ao osso alveolar, podendo resultar em perda dos dentes. Esta doença afeta 65% dos indivíduos com mais de 40 anos de idade e tem sido fortemente associada a várias doenças potencialmente fatais, incluindo doenças coronárias, nascimentos prematuros, diabetes e acidentes vasculares cerebrais. Sabe-se que bactérias subgengivais são os agentes etiológicos da periodontite. Estudos recentes tem demonstrado que as proteínas derivadas da matriz do esmalte (EMD) são capazes de regenerar tecidos periodontais perdidos tanto pelo estímulo às células mesenquimais indiferenciadas presentes no ligamento periodontal como também por um reconhecido potencial antimicrobiano. Entretanto, embora os mecanismos regenerativos de EMD tenham sido bem elucidadas, os efeitos antimicrobianos ainda não estão completamente conhecidos. Estudos recentes, incluindo estudos do nosso grupo, mostraram que mais de 70% do microbioma subgengival é não-cultivável e, portanto, não reconhecidos. Assim, um exame abrangente desse complexo ecossistema requer uma abordagem que visa identificar todas as espécies na microbiota, incluindo os organismos anteriormente não cultivados, desconhecidos e não associados à doença periodontal. Assim, propomos este que combina um desenho de estudo clínico randomizado, com uma tecnologia de identificação molecular microbiana de alto rendimento para elucidar os efeitos do EMD no biofilme subgengival. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
QUEIROZ, LUCAS A.; CASARIN, RENATO C. V.; DABDOUB, SHAREEF M.; TATAKIS, DIMITRIS N.; SALLUM, ENILSON A.; KUMAR, PURNIMA S.. Furcation Therapy With Enamel Matrix Derivative: Effects on the Subgingival Microbiome. Journal of Periodontology, v. 88, n. 7, p. 617-625, . (13/50389-1)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.