Busca avançada
Ano de início
Entree

Genetic diversity of the HLA-G coding region in Amerindian populations from the Brazilian Amazon: a possible role of natural selection

Resumo

A molécula HLA-G desempenha um importante papel na modulação do sistema imunológico materno durante a gestação, e evidências de que seleção balanceadora atue nas regiões promotora e 3'UTR do gene foram descritas. Para determinar se a seleção atua na região codificadora do gene HLA-G na Floresta Amazônica, os exons 2, 3 e 4 fora analisados em uma amostra de 142 ameríndios pertencentes a nove aldeias de cinco tribos isoladas que habitam a região central da Amazônia. Seis SNPs previamente descritos foram identificados na presente amostra e os algoritmos EM e PHASE foram utilizados para reconstruir computacionalmente haplótipos de SNPs adjacentes (alelos HLA-G). Um novo alelo HLA-G, que se originou por um evento de recombinação entre dois alelos HLA-G bastante difundidos em populações ameríndias, foi identificado em 18 indivíduos. Testes de neutralidade revelaram que a seleção natural desempenha papel complexo na região codificadora do gene HLA-G. Enquanto a seleção balanceadora molda a variabilidade em nível local (populações nativo-americanas), nós demostramos que a seleção purificadora pode ocorrer em uma escala global. Entretanto, a seleção balanceadora não parece atuar de forma tão intensa na região codificadora quanto nas regiões regulatórias que a flanqueiam, de modo que tal assinatura na região codificadora possa refletir um efeito carona. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MENDES-JUNIOR, C. T.; CASTELLI, E. C.; MEYER, D.; SIMOES, A. L.; DONADI, E. A. Genetic diversity of the HLA-G coding region in Amerindian populations from the Brazilian Amazon: a possible role of natural selection. Genes and Immunity, v. 14, n. 8, p. 518-526, DEC 2013. Citações Web of Science: 10.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.