Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de novos sistemas de liberação controlada de princípios ativos

Processo: 13/06987-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de abril de 2014 - 30 de setembro de 2016
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Tecnologia Química
Pesquisador responsável:Amilton Martins dos Santos
Beneficiário:Amilton Martins dos Santos
Instituição-sede: Escola de Engenharia de Lorena (EEL). Universidade de São Paulo (USP). Lorena , SP, Brasil
Pesq. associados:Simone de Fátima Medeiros Sampaio
Auxílios(s) vinculado(s):14/50325-6 - Biocompatible and biodegradable nanopaticles stem cell engeneering, AP.R
14/08027-8 - Desenvolvimento de novos sistemas de liberação controlada de princípios ativos, AP.EMU
Assunto(s):Polímeros (química orgânica)  Copolímeros  Atomização  Polimerização  Sistemas de liberação de medicamentos 

Resumo

A micro/nanoencapsulação envolve um conjunto de técnicas que permitem a preparação de partículas funcionais, constituídas por um material de suporte (agente encapsulante) e uma substância ativa distribuída no seu interior. Para a obtenção de tais sistemas, os quais podem ser utilizados em sistemas de liberação controlada de drogas, vários métodos são descritos na literatura, os quais dependem basicamente das propriedades hidrofílicas/organofílicas de todos os materiais envolvidos nas sínteses. Em geral, esses métodos são divididos naqueles que envolvem polimerizações in situ ou na precipitação de polímeros previamente sintetizados na presença da substância a ser encapsulada. Dentre estes últimos, a secagem por atomização ("spray-drying") apresenta vantagens tais como: controle das propriedades do produto seco, possibilidade de produção contínua em grande escala, produção de partículas com diferentes morfologias, alta eficiência de encapsulação e baixo custo. A escolha do método deve basear-se em uma série de fatores, como o tipo de polímero e de ingrediente ativo, área de aplicação, tamanho de partículas desejado, etc. O objetivo deste projeto consiste na síntese de novos copolímeros aleatórios e em blocos biocompatíveis/biodegradáveis e sensíveis a estímulos e no uso de diferentes técnicas, incluindo a secagem por atomização, para incorporação de drogas hidrofílicas/hidrofóbicas nestas matrizes poliméricas. Além disso, a cinética de liberação das drogas será estudada através de ensaios de liberação in vitro e testes de permeação cutânea. Dessa forma, a principal solicitação neste projeto é um "Nano Spray-Dryer", para encapsulação de diferentes agentes ativos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FONSECA, JESSICA DE MATOS; MEDEIROS, SIMONE DE FATIMA; ALVES, GIZELDA MARIA; DOS SANTOS, DANILO MARTINS; CAMPANA-FILHO, SERGIO PAULO; DOS SANTOS, AMILTON MARTINS. Chitosan microparticles embedded with multi-responsive poly(N-vinylcaprolactam-co-itaconic acid-co-ethylene-glycol dimethacrylate)-based hydrogel nanoparticles as a new carrier for delivery of hydrophobic drugs. COLLOIDS AND SURFACES B-BIOINTERFACES, v. 175, p. 73-83, MAR 1 2019. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.