Auxílio à pesquisa 14/07175-3 - Simulação (aprendizagem), Jogos de empresas - BV FAPESP
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Modelo vivencial de aprendizagem intercultural em simuladores de empresas

Processo: 14/07175-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisador Visitante - Internacional
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Ciência da Informação
Pesquisador responsável:José Dutra de Oliveira Neto
Beneficiário:José Dutra de Oliveira Neto
Pesquisador visitante: Charlotte Nirmalani Gunawardena
Instituição do Pesquisador Visitante: University of New Mexico (UNM), Estados Unidos
Instituição Sede: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Simulação (aprendizagem)  Jogos de empresas 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Intercultural | Jogos de Empresas | Modelo vivencial | Simuladores | Simuladores online

Resumo

A utilização de simuladores no Ensino Superior é uma prática comum em inúmeras áreas do conhecimento por oferecer um ambiente seguro para experimentações e vivências. Nos cursos de administração, um tipo de simulador utilizado é o jogo de empresas, que possui características adequadas para a aprendizagem de competências interculturais. É recomendado que contemple essa competência, tanto por estudiosos, quanto pelos órgãos reguladores do ensino superior dessa profissão. Entretanto, os jogos de empresas existentes não dispõem de instrumentos para a gestão didática da aprendizagem dessas competências. O propósito dessa pesquisa é a produção de um aparato de gestão da aprendizagem intercultural para uso com jogos de empresas. Será utilizado o Modelo Vivencial de Aprendizagem Intercultural para conceber um sistema acoplável a qualquer jogo de empresas do ambiente web. Será testado com alunos de culturas diferentes e os professores irão utilizar o aparato como suporte didático. O resultado esperado é que o sistema contribua no processo de ensino-aprendizagem ao apontar para o professor em que atributos das habilidades está havendo deficiências nas quais ele poderá atuar com procedimentos didáticos que julgar necessários. É previsível, também, que esse sistema seja adequado para EAD, pela sua total aderência tecnológica com o ambiente web, contribuindo para a formação de melhores profissionais com habilidades interculturais. (AU)

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