Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo do metabolismo de lipídios e carboidratos em pacientes com Síndrome de Noonan

Resumo

A síndrome de Noonan (SN) é uma doença com herança autossômica dominante caracterizada por baixa estatura proporcionada de início pós-natal, dismorfismos faciais, cardiopatia congênita e deformidade torácica. Mutações germinativas encontradas em componentes da via de sinalização RAS/MAPK foram descritas em pacientes com SN e em outras síndromes raras cujo fenótipo se sobrepõe ao da SN, explicando a causa molecular em, aproximadamente, 75% dos casos. A via RAS/MAPK traduz o sinal gerado por fatores de crescimento da superfície celular ao núcleo e participa de diversas funções biológicas como crescimento celular, sobrevivência e diferenciação. Além dos fatores de crescimento, hormônios como insulina e leptina também utilizam a via de sinalização RAS/MAPK para transdução do sinal e transcrição de proteínas importantes no metabolismo de lipídios e carboidratos. Entretanto, o papel da via RAS/MAPK no perfil metabólico dos pacientes com SN ainda não foi esclarecido, sendo de grande interesse caracterizar a influência da ativação constitutiva da via RAS/MAPK no metabolismo desses pacientes. O objetivo do atual projeto é determinar a correlação entre o genótipo e o fenótipo na síndrome de Noonan com ênfase nas variáveis relacionadas ao metabolismo de carboidratos e lipídios e avaliar o balanço energético dos pacientes com SN e síndromes Noonan-like (SNL), correlacionando com as variáveis de peso e IMC. Além disso, avaliar a sinalização da insulina via RAS/MAPK e PI3K-AKT em fibroblastos de um grupo de pacientes com SN. A elucidação do papel das mutações da via RAS/MAPK no metabolismo de carboidratos e lipídios é mais uma etapa importante para o reconhecimento de novos alvos terapêuticos para tratamento da síndrome de Noonan. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NORONHA, RENATA M.; VILLARES, SANDRA M. F.; TORRES, NATALIA; QUEDAS, ELISANGELA P. S.; HOMMA, THAIS KATAOKA; ALBUQUERQUE, EDOARDA V. A.; MORAES, MICHELLE B.; FUNARI, MARIANA F. A.; BERTOLA, DEBORA R.; JORGE, ALEXANDER A. L.; MALAQUIAS, ALEXSANDRA C. Noonan syndrome patients beyond the obvious phenotype: A potential unfavorable metabolic profile. AMERICAN JOURNAL OF MEDICAL GENETICS PART A, DEC 2020. Citações Web of Science: 0.
MALAQUIAS, ALEXSANDRA C.; NORONHA, RENATA M.; SOUZA, THAIANA T. O.; HOMMA, THAIS K.; FUNARI, MARIANA F. A.; YAMAMOTO, GUILHERME L.; SILVA, FERNANDA VIANA; MORAES, MICHELLE B.; HONJO, RACHEL S.; KIM, CHONG A.; NESI-FRANCA, SUZANA; CARVALHO, JULIENNE A. R.; QUEDAS, ELISANGELA P. S.; BERTOLA, DEBORA R.; JORGE, ALEXANDER A. L. Impact of Growth Hormone Therapy on Adult Height in Patients with PTPN11 Mutations Related to Noonan Syndrome. Hormone Research in Paediatrics, v. 91, n. 4, p. 252-261, 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.