Busca avançada
Ano de início
Entree

Comparative study of biomolecules composition of Bothrops jararaca snake venom milked and processed in the herpetology of Butantan Institute between 1963 and 2008

Resumo

Os venenos de serpentes produzidos no Laboratório de Herpetologia do Instituto Butantan são, basicamente, congelados e liofilizados para manter suas atividades; mas a eficiência desses processos não foi ainda estudada, assim como a sua longevidade. A análise proteômica dos venenos de B. jararaca coletados no I. Butantan, entre 1963 e 2008, é de grande relevância para o desenvolvimento desse projeto. Tal análise permitirá avaliar a longevidade das atividades bioquímicas e fisiológicas de venenos de serpentes utilizados para a produção de soro antiofídico. Como o I. Butantan é um dos maiores produtores de soros antiofídicos na América Latina estes dados são extremamente importantes para a pesquisa científica e para a saúde pública. Considerando a vasta experiência do Dr. Juan José Calvete e de seu grupo na área da venômica, a sua participação neste projeto será essencial. Outro fator a ser considerado é a infraestrutura e equipamentos fornecidos pelo grupo espanhol, tais como instalações de espectrometria de massa, que não estão disponíveis no laboratório brasileiro. Além disso, essa parceria também vai permitir a formação de profissionais em proteômica pelo instituto espanhol. O laboratório espanhol tem um histórico de longa data de colaboração com grupos de pesquisa brasileiros, incluindo alguns no Instituto Butantan. O projeto colaborativo proposto irá criar novas parcerias contribuindo assim para o fortalecimento das excelentes relações existentes entre o Laboratório Estrutural e Funcional Espanhol e o grupo brasileiro. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
HATAKEYAMA, DANIELA M. `; DE MORAIS-ZANI, KAREN; SERINO-SILVA, CAROLINE; GREGO, KATHLEEN F.; SANT'ANNA, SAVIO S.; FERNANDES, WILSON; ANIZ, PATRICIA A. E. A.; TORQUATO, RICARDO J. S.; TANAKA, APARECIDA S.; SANZ, LIBIA; CALVETE, JUAN J.; TANAKA-AZEVEDO, ANITA M. Examination of biochemical and biological activities of Bothrops jararaca (Serpentes: Viperidae; Wied-Neuwied 1824) snake venom after up to 54 years of storage. Toxicon, v. 141, p. 34-42, JAN 2018. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.