Busca avançada
Ano de início
Entree

The importance of large-scale variation of predation pressure on the organization of sessile communities

Resumo

A importância relativa de processos ecológicos para a organização das comunidades biológicas e susceptibilidade a invasão é afetada por processos locais, regionais a históricos. Em comunidades tropicais o grande número de espécies e a alta redundância funcional sugerem que os processos estocásticos desempenham um papel importante na organização final da comunidade, enquanto em áreas temperadas, a sucessão ecológica deve ocorrer de forma determinística. Nos últimos anos o número de empreendimentos costeiros e a tráfego de navios aumentaram, resultando no aumento do espaço disponível para organismos sésseis, mas também expondo as comunidades nativas a amplas perturbações físicas e biológicas, o que pode causar tanto problema ecológico quanto econômico. Um efeito prejudicial da construção de marinas a pieres é a redução da pressão de predação ao qual as comunidades estão expostas. Uma vez que esses empreendimentos costeiros estão frequentemente expostos a exploração pesqueira, a remoção de predadores pode facilitar a monopolização de espaço por bons competidores e facilitar a introdução de espécies exóticas. Neste projeto, propomos comparar a importância relativa da predação sobre comunidades incrustantes de áreas costeiras urbanizadas em duas regiões distintas: Brasil e Reino Unido. Entender como essas comunidades se organizam e como as atividades antrópicas mudam direta a indiretamente essa organização ajudara a lidar com os impactos causados par tais atividades antrópicas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DIAS, GUSTAVO M.; VIEIRA, EDSON A.; PESTANA, LUEJI; MARQUES, ANTONIO C.; KARYTHIS, SIMON; JENKINS, STUART R.; GRIFFITH, KATHERINE. Calcareous defence structures of prey mediate the effects of predation and biotic resistance towards the tropics. DIVERSITY AND DISTRIBUTIONS, v. 26, n. 9 JUN 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.