Busca avançada
Ano de início
Entree

The importance of large-scale variation of predation pressure on the organization of sessile communities

Processo: 15/50325-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2015
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Acordo de Cooperação: Bangor University
Proposta de Mobilidade: SPRINT - Projetos de pesquisa - Mobilidade
Pesquisador responsável:Gustavo Muniz Dias
Beneficiário:Gustavo Muniz Dias
Pesquisador Responsável no exterior: Katherine Margareth Griffith
Instituição Parceira no exterior: Bangor University, País de Gales
Instituição Sede: Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/11286-2 - Como diferenças nas condições ambientais em microescala afetam o recrutamento e a predação sobre a comunidade incrustante e a aptidão e do briozoário Schizoporella errata?, AP.R
Assunto(s):Ecossistemas costeiros  Comunidades biológicas  Predação 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ecologia

Resumo

A importância relativa de processos ecológicos para a organização das comunidades biológicas e susceptibilidade a invasão é afetada por processos locais, regionais a históricos. Em comunidades tropicais o grande número de espécies e a alta redundância funcional sugerem que os processos estocásticos desempenham um papel importante na organização final da comunidade, enquanto em áreas temperadas, a sucessão ecológica deve ocorrer de forma determinística. Nos últimos anos o número de empreendimentos costeiros e a tráfego de navios aumentaram, resultando no aumento do espaço disponível para organismos sésseis, mas também expondo as comunidades nativas a amplas perturbações físicas e biológicas, o que pode causar tanto problema ecológico quanto econômico. Um efeito prejudicial da construção de marinas a pieres é a redução da pressão de predação ao qual as comunidades estão expostas. Uma vez que esses empreendimentos costeiros estão frequentemente expostos a exploração pesqueira, a remoção de predadores pode facilitar a monopolização de espaço por bons competidores e facilitar a introdução de espécies exóticas. Neste projeto, propomos comparar a importância relativa da predação sobre comunidades incrustantes de áreas costeiras urbanizadas em duas regiões distintas: Brasil e Reino Unido. Entender como essas comunidades se organizam e como as atividades antrópicas mudam direta a indiretamente essa organização ajudara a lidar com os impactos causados par tais atividades antrópicas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DIAS, GUSTAVO M.; VIEIRA, EDSON A.; PESTANA, LUEJI; MARQUES, ANTONIO C.; KARYTHIS, SIMON; JENKINS, STUART R.; GRIFFITH, KATHERINE. Calcareous defence structures of prey mediate the effects of predation and biotic resistance towards the tropics. DIVERSITY AND DISTRIBUTIONS, v. 26, n. 9, . (11/50242-5, 16/17647-5, 19/26908-5, 12/18432-1, 15/50325-9)