Busca avançada
Ano de início
Entree

Bioprospecção de peptídeos da fauna acompanhante utilizando um ensaio de captura de substrato

Processo: 15/22752-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2016 - 31 de agosto de 2018
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Bioquímica e Molecular
Pesquisador responsável:Leandro Mantovani de Castro
Beneficiário:Leandro Mantovani de Castro
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB-CLP). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus Experimental do Litoral Paulista. São Vicente , SP, Brasil
Pesq. associados:Alexandre Keiji Tashima ; Emer Suavinho Ferro ; Tânia Marcia Costa ; Wagner Cotroni Valenti ; Wagner Vilegas
Assunto(s):Fauna acompanhante  Peptídeos bioativos 

Resumo

A biodiversidade encontrada no ambiente marinho e a diversidade química associada a estes organismos constituem uma fonte ilimitada de novas substâncias ativas com potencial para o desenvolvimento de novos fármacos. A pesca de camarões é uma das mais impactantes aos ecossistemas marinhos: o uso de sistemas de arrasto do fundo marinho provoca a destruição de toda região onde ele é empregado, capturando até 21 kg de fauna acompanhante/kg de camarão. Recentemente, peptídeos isolados de organismos marinhos tem apresentado atividade biológica alterando vias de sinalização celular relacionadas ao câncer, diabetes e doenças cardiovasculares. O avanço e a utilização de técnicas de espectrometria de massas para caracterização de proteínas e peptídeos têm revelado a presença de um conjunto de peptídeos provenientes do metabolismo intracelular e que podem atuar na comunicação celular. Dentro deste contexto, o presente projeto tem como objetivos a prospecção peptídeos bioativos da fauna acompanhante da pesca de camarão, utilizando um ensaio de captura de substrato com enzimas cataliticamente inativas, marcação isotópica e espectrometria de massas, que ainda não foram aplicados em estudos com organismos marinhos. A identificação destes perfis peptídicos permitirá seu uso para a caracterização de alvos moleculares em vias de sinalização celular, posterior investigação do potencial farmacológico e consequente desenvolvimento de novas abordagens terapêuticas (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MANZI TEIXEIRA, CAIO MATHEUS; CORREA, CLAUDIA NEVES; IWAI, LEO KEI; FERRO, EMER SUAVINHO; DE CASTRO, LEANDRO MANTOVANI. Characterization of Intracellular Peptides from Zebrafish (Danio rerio) Brain. ZEBRAFISH, v. 16, n. 3, p. 1-12, APR 2019. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.