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Educação do corpo e identidades brasileiras: representações sobre juventude e envelhecimento na construção da nação na década de 1930

Processo: 16/00617-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2016
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2018
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Edivaldo Góis Junior
Beneficiário:Edivaldo Góis Junior
Instituição Sede: Faculdade de Educação Física (FEF). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):História da educação  Jovens  Envelhecimento  Identidade cultural  Brasil 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Brasil | Corpo | Educação | História | História da Educação

Resumo

O presente projeto de pesquisa tem por objetivo relacionar a educação do corpo, principalmente, a partir de suas representações sobre juventude e envelhecimento com a construção da nação como "comunidade imaginada" no campo da cultura, mediante conciliações e conflitos sobre um projeto de Brasil urbano e moderno na década de 1930, nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. A hipótese central a ser analisada versa sobre a adesão ou resistência à ideia de uma nação brasileira "imaginada" como uma comunidade próspera, urbana e moderna. Consequentemente, a particularidade de seu povo foi pensada a partir de uma educação do corpo, incentivada e propagandeada por práticas e discursos centrados em representações sobre juventude e envelhecimento saudáveis que foram traduzidas em pedagogias, serviços, produtos e também como políticas públicas de educação e saúde. Em termos metodológicos, a análise dos documentos terá uma abordagem teórica identificada com a "nova história cultural", operando com os conceitos de "práticas" e "representações", tendo como fontes a produção intelectual, a imprensa através dos jornais e a literatura brasileira. (AU)

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Publicações científicas (4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
EDIVALDO GOIS JR.. A “luta contra a morte”: os corpos, modernidade brasileira e uma história da velhice, São Paulo e Rio de Janeiro, década de 1930. História, Ciências, Saúde : Manguinhos, v. 27, n. 1, p. 93-113, . (16/00617-6)
QUITZAU, EVELISE AMGARTEN; SOARES, CARMEN LUCIA; GOIS, EDIVALDO. Turnerschaft Von Rio Grande Do Sul: Gymnastics and Germanness in Brazil (1895-1938). INTERNATIONAL JOURNAL OF THE HISTORY OF SPORT, v. 39, n. 7, p. 19-pg., . (16/00617-6)
EDIVALDO GÓIS JUNIOR. Nacionalismo, Educação Física e a missão francesa na Força Pública de São Paulo: uma comunidade imaginada (1906-1913). Revista Paulista de Educação Física, v. 30, n. 4, p. 1023-1032, . (16/00617-6)
EDIVALDO GÓIS JUNIOR; CARMEN LUCIA SOARES. Os comunistas e as práticas de educação física dos jovens na década de 1930 no Rio de Janeiro. Educ. Pesqui., v. 44, . (16/00617-6)