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Filosofia das diferenças, transversão epistemológica e o devir-outro na educação.

Processo: 16/05440-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2016
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Alexandre Filordi de Carvalho
Beneficiário:Alexandre Filordi de Carvalho
Instituição Sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Pesquisadores associados:César Donizetti Pereira Leite ; Silvio Donizetti de Oliveira Gallo
Assunto(s):Filosofia da educação  Subjetividade 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Devir-outro | Diferenças | Educação | Filosofia das Diferenças | Subjetividades | Filosofia da Educação

Resumo

Este projeto centra-se na investigação de um conjunto de problemáticas em torno das diferenças e das constituições de subjetividades no tocante às experiências com o pensamento e com as ações educativas. Por intermédio da filosofia das diferenças, procura-se questionar a tradição epistemológica que estruturou e solidificou um tipo de relação específica do conhecimento e dos saberes com as experiências educacionais, reduzindo as suas perspectivas. O objetivo geral é a produção e difusão de conhecimento para a interlocução da dimensão analítico-conceitual da filosofia com o campo da educação, principalmente no sentido de contribuir com intercessores que sejam potências problematizadoras, criativas e experimentais do/no universo educacional. A hipótese geral que orienta a pesquisa é a de que a produção de conhecimento, eivada do estudo das diferenças e das constituições de subjetividades, pode instigar à transvaloração dos valores, das ações, dos discursos e das perspectivas homodidáticas, homotópicas, repetitivas e normalizadoras presentes no cenário da educação. Assim, busca-se dar lugar às relações e às experiências educativas de (com)posições mais abertas, fluidas, heteroplásticas, múltiplas e singulares, permitindo a emersão de espaços e de acontecimentos que não intencionem estancar o devir-outro na educação. Para tanto, será objeto de estudo a filosofia das diferenças cujo lastro mais significativo, para efeito de delimitação metodológica, circunscreve-se aos pensamentos de Deleuze, Guattari, Foucault e Nietzsche. (AU)

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