Busca avançada
Ano de início
Entree

Reach-and-grasp and kinematics in infants with and without brain injury at 6 years of age

Processo: 15/50318-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de junho de 2016 - 31 de maio de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Convênio/Acordo: Ohio State University
Pesquisador responsável:Eloisa Tudella
Beneficiário:Eloisa Tudella
Pesq. responsável no exterior: Jill C. Heathcock
Instituição no exterior: Ohio State University, Columbus, Estados Unidos
Instituição-sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Fisioterapia 

Resumo

Objetivo: Caracterizar a preensão de crianças típicas com idade entre 5 e 10 anos. Métodos: 0' projeto será composto por dois estudos. No estudo 1, participarão crianças saudáveis, com idade entre 5 e 10 anos, divididas em seis grupos, de acordo com a faixa etária. Os participantes serão submetidos a uma única avaliação, na qual serão obtidos os dados referentes à antropometria (estatura e massa corporal) e dinamometria (força de preensão palmar máxima). No estudo 2, a amostra será composta por participantes do Estudo 1 selecionados aleatoriamente (sorteio) e divididos em seis grupos, de acordo com a faixa etária. Os dados referentes ao padrão de preensão serão aferidos por meio de um dispositivo, cujo formato será confeccionado similarmente a um copo transparente. Os participantes deverão realizar o movimento de levar o copo à boca. Resultados esperados: Caracterizar a força de preensão e ampliar o entendimento dos mecanismos relacionados à modulação da preensão durante a manipulação de objetos permitindo, assim, a identificação da patogenia das alterações motoras de crianças com distúrbios do desenvolvimento sem que os valores obtidos sejam subestimados pelo esperado para a sua idade. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MACHADO, L. R.; HEATHCOCK, J.; CARVALHO, R. P.; PEREIRA, N. D.; TUDELLA, E. Kinematic characteristics of arm and trunk when drinking from a glass in children with and without cerebral palsy. CLINICAL BIOMECHANICS, v. 63, p. 201-206, MAR 2019. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.