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As relações cinematográficas entre Argentina e Brasil no período do Studio System (1930-1955)

Processo: 16/02499-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2016
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2019
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Comunicação Visual
Pesquisador responsável:Arthur Autran Franco de Sá Neto
Beneficiário:Arthur Autran Franco de Sá Neto
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Brasil  Cinema clássico  Cinema  Estúdio  Argentina  América Latina  História do cinema 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:América Latina | Argentina | Brasil | Cinema clássico | estúdio | história do cinema | Cinema

Resumo

Após o advento do som, tanto na Argentina quanto no Brasil, os produtores cinematográficos lançaram-se à emulação do Studio System tal como estruturado em Hollywood. O projeto de pesquisa proposto visa elencar, descrever e analisar as diferentes formas pelas quais as cinematografias da Argentina e do Brasil relacionaram-se no período de 1930 a 1955, ou seja, o período em que o modelo do cinema de estúdios foi dominante na ideologia e na prática da indústria dos dois países. Ao contrário do que se pode acreditar, não eram cinematografias estanques, fechadas em si mesmas. Houve trocas no campo do cinema entre os dois países, envolvendo desde formas mercantis (por exemplo: a circulação do filme brasileiro na Argentina) até relações culturais (por exemplo: como os filmes argentinos representam o Brasil e os brasileiros). (AU)

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