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Poética e artefatos culturais em práticas de letramento dos anos iniciais de escolaridade

Processo: 16/17059-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2017
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2019
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Pesquisador responsável:Maria Silvia Cintra Martins
Beneficiário:Maria Silvia Cintra Martins
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Letramento  Poética  Letramento digital 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Artefato digital | Letramento | Poética | Letramento digital

Resumo

Este projeto filia-se às linhas de pesquisa "Estudos de Tradução e Poética" e "Letramento digital e artefatos culturais" do Grupo de Pesquisa LEETRA (CNPq), que lidero. Viso dar continuidade aos Projetos FAPESP 2012/15852-0 e 2015/24353-5, e CAPES/PNPD "A Tradução e os Novos Letramentos". Volto-me, em princípio, à compreensão dos processos sócio-cognitivos, discursivos e identitários inerentes às práticas linguageiras, com ênfase, nesta etapa, para a compreensão do papel dos artefatos culturais (Bartlett, 2006) na intermediação entre práticas de linguagem orais e escritas, assim como do papel do texto de teor poético nesse processo. Entre outros enfoques, exploro, de forma complementar aos Estudos do Letramento e com vistas à compreensão dos temas de poética, de tradução e de artefatos culturais, conceitos advindos da Semiótica da Cultura (Lotman, 2005) e questões pertinentes aos Estudos de Tradução (Jakobson, 1973; Derrida, 2002; Benjamin, 2010; Pym, 2011). Busco, em particular, a proposição de formas de trabalho com o texto literário em formato de aplicativo nos anos iniciais; também, o aprofundamento na compreensão e aplicação da teorização desenvolvida por Henri Meschonnic (1973 a 2016), levando em consideração os três eixos de sua produção: poética, tradutória e ensaística. A pesquisa justifica-se por se tratar de obra que ainda não é suficientemente conhecida, aplicada e divulgada na área de estudos linguísticos; também, por voltar-se à realidade ainda não suficientemente compreendida da relevância do trabalho com o texto literário nos anos iniciais. Possui, ainda, potencial de inovação, em função da proposição de construção de um artefato cultural de caráter digital. Baseio-me no paradigma interpretativo da pesquisa social sobre os usos da linguagem (Erickson, 1984; Moita Lopes, 1994). (AU)

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