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Improvements in motor tasks through the use of smartphone technology for individuals with Duchenne Muscular Dystrophy

Processo: 17/09161-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Artigo
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2017
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Saúde Materno-infantil
Pesquisador responsável:Carlos Bandeira de Mello Monteiro
Beneficiário:Carlos Bandeira de Mello Monteiro
Instituição Sede: Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Distrofia muscular de Duchenne  Habilidades motoras  Terapia de exposição à realidade virtual  Telefonia celular  Publicações de divulgação científica  Artigo científico 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cell Phone | Duchenne muscular dystrophy | motor skills | Virtual Reality Exposure Therapy | neuromuscular

Resumo

Introdução: Em indivíduos com Distrofia Muscular de Duchenne (DMD), a realidade virtual (VR) tem sido recentemente utilizada como uma ferramenta para melhorar a interação com o ambiente e a sociedade. A modernidade oferecida pelos "smartphones" tem o potencial para melhorar a comunicação, o acesso e a participação que representam oportunidades de funcionalidade para pessoas com deficiência Objetivo: Verificar se indivíduos com DMD melhoram o desempenho motor quando realizam uma tarefa visual-motora usando um jogo no smartphones Método: Participaram do estudo 50 indivíduos com DMD e 50 indivíduos com desenvolvimento típico (DT), com idade entre 10 e 34 anos. A caracterização funcional da amostra foi determinada por meio das escalas de Vignos, Egen Klassification e da Função Motora Grossa. Para completar a tarefa, os indivíduos moveram uma bola virtual em um labirinto virtual, para analisar a melhoria do desempenho após as tentativas foi mensurado o tempo em segundos. O desempenho motor (tempo para finalizar cada tentativa de labirinto) foi medido em fases: aquisição, retenção e transferência de curto prazo. Resultados: O uso do jogo de labirinto no smartphone promoveu melhorias no desempenho durante a aquisição que permaneceram na retenção em ambos os grupos. Nas fases de transferência, com tarefas diferentes de labirinto, o desempenho no grupo DMD foi semelhante ao desempenho do grupo DT, com exceção da transferência para a mão contralateral (não dominante). No entanto, o grupo com DMD demonstrou maior tempo de movimento em todos os estágios de aprendizagem em comparação com o grupo DT. Conclusão: A prática de uma tarefa visual-motora por meio de jogo em smartphone promoveu melhora no desempenho com padrões de aprendizagem semelhantes em ambos os grupos. O desempenho pode ser influenciado pela dificuldade da tarefa, e para as pessoas com DMD, provavelmente os déficits motores são responsáveis pela menor velocidade de execução. Este estudo indica que os indivíduos com DMD melhoraram o desempenho em um protocolo de aprendizagem motora usando smartphone. (AU)

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