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Responsividade do Early Childhood Oral Health Impact Scale (ECOHIS) é relacionada à complexidade do tratamento dentário

Processo: 17/20023-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Artigo
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2017
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Odontopediatria
Pesquisador responsável:Fausto Medeiros Mendes
Beneficiário:Fausto Medeiros Mendes
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Cariologia  Cárie dentária  Tratamento odontológico  Qualidade de vida 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cárie Dentária | Crainças pré-escolares | Qualidade De Vida | responsividade | tratamento odontológico | Cariologia

Resumo

Antecedentes: A responsividade do Early Childhood Oral Health Impact Scale (ECOHIS) tem demonstrado grande variação entre os estudos dessa forma, nós levantamos a hipótese que essa discrepância poderia estar relacionada complexidade do tratamento odontológico recebido. Portanto, nós tivemos como objetivo avaliar a responsividade do ECOHIS a mudanças na qualidade de vida relacionada saúde bucal (QVRSB) após tratamentos dentários de complexidade variada em crianças pré-escolares. Métodos: Crianças pré-escolares de 3 a 6 anos de idade foram selecionadas seus pais responderam ao ECOHIS no início do estudo. Após, os pais responderam novamente o ECOHIS e uma questão de transição global após 30 dias depois que as crianças foram tratadas. O tipo de tratamento recebido pelas crianças foi categorizado de acordo com a complexidade dessa forma: 1) apenas tratamento não-operatório, 2) tratamento restaurador, 3) tratamento endodôntico e/ou exodontia. Mudança nos escores e tamanho dos efeitos (TEs) foram calculados para os escores totais, bem como considerando os diferentes tipos de tratamento e as respostas questão de transição global. Resultados: Das 152 crianças que completaram o estudo, o ECOHIS alcançou TE largo para os escores totais (0,89). As crianças mostraram valores crescentes de TE associado com melhor percepção de melhora, avaliada pela questão de transição global. A magnitude do TE foi relacionada complexidade do tratamento (0,53, 0,92 e 1,43, para crianças que receberam apenas tratamento não operatório, tratamento restaurador e tratamento endodôntico e/ou exodontia, respectivamente). Conclusões: Pais cujas crianças são requerem tratamentos odontológicos mais complexos são mais prováveis de perceberem mudanças relacionadas ao tratamento na QVRSB avaliado com o ECOHIS. (AU)

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