Busca avançada
Ano de início
Entree

Cultura material escolar e história do ensino de Ciências Naturais em São Paulo: uma abordagem transdisciplinar

Processo: 17/19960-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2017
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Wiara Rosa Rios Alcântara
Beneficiário:Wiara Rosa Rios Alcântara
Instituição Sede: Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas (ICAQF). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Diadema. Diadema , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Reginaldo Alberto Meloni
Assunto(s):Escola pública  História econômica  História da educação  Cultura material  Ciências naturais 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ciências naturais | cultura material | escola pública | historia da educação | história do ensino de Ciências | História Econômica | História da Educação

Resumo

Este projeto consiste em uma investigação histórica acerca do ensino de Ciências Naturais em São Paulo, entre os anos 1880 e 1971. No âmbito da formação de professores de ciências para a educação básica, a pesquisa e o estudo da história do ensino de ciências ainda é incipiente. Daí a necessidade de sistematizar conhecimentos sobre o tema e avançar na compreensão de um objeto pouco abordado na história da educação brasileira. Analisando a documentação da Escola Normal de São Paulo e do Ginásio da Capital, interessa pensar, de um lado, o investimento do governo paulista nos materiais para o ensino de Ciências Naturais; e, de outro, os usos e as práticas pedagógicas desenvolvidas no interior da escola, a partir de tais materiais. Para tanto, além dos próprios objetos, serão analisadas fontes como inventários de bens das escolas investigadas; notas de compra; despacho aduaneiro de navios comprovando a importação do material; ofícios e correspondências de solicitação de tais materiais, manuais de ensino, catálogos e anúncios de fabricantes de material escolar, dentre outras. O procedimento metodológico consiste em confrontar os diferentes tipos de fontes destacando quais objetos foram adquiridos, os processos comerciais e administrativos pelos quais chegaram até a escola. Interessam, também, as práticas pedagógicas, as propostas dos manuais de ensino, as marcas de usos nos objetos que ainda sobrevivem nos acervos, os indícios de apropriação. Por fim, a contribuição da pesquisa é compreender como se foi configurando o ensino e a aprendizagem desta área de conhecimento entre nós, no período delimitado, bem como a construção de uma cultura escolar no que tange ao ensino de Ciências Naturais, em São Paulo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)