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Compreensao e producao de fala em criancas com surdez pre-lingual, usuarias de implante coclear.

Processo: 05/57708-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2006
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Deisy das Graças de Souza
Beneficiário:Raquel Melo Golfeto
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:03/09928-4 - Relações emergentes entre estímulos e função simbólica: implicações para o comportamento, o conhecimento e o ensino, AP.PRNX.TEM
Assunto(s):Implante da cóclea   Condicionamento (psicologia)   Equivalência   Comportamento simbólico
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comportamento Ecoico | Comportamento Simbolico | Discriminacao Condicional | Equivalencia | Implante Coclear | Nomeacao Verbal

Resumo

Estudo anterior mostrou que as aquisições de funções verbais em crianças com surdez pré-lingual apresentaram alguns progressos no comportamento de ouvinte, mas poucos ganhos no comportamento de falante, ao longo de 18 meses após a ativação do implante coclear. O presente estudo tem por objetivo desenvolver procedimentos de ensino para ampliação da compreensão e da inteligibilidade de fala em crianças com surdez pré-lingual, usuárias de implante. Serão conduzidos três estudos. No Estudo 1 serão ensinadas discriminações condicionais entre palavras ditadas e figuras e entre palavras ditadas e a letra inicial da palavra. Para avaliar se o ensino afeta a emergência de comportamentos novos, com função simbólica, serão conduzidas sondas periódicas de formação de classes, de emissão de comportamento ecóico e de nomeação das figuras e letras. Serão empregados vários conjuntos de estímulos, cada um com três palavras ditadas. A progressão de um conjunto para outro ocorrerá após 100% de acertos. Será empregado um delineamento de linha de base múltipla entre conjuntos para avaliação dos efeitos do procedimento. O Estudo 2 replicará o Estudo 1, empregando palavras impressas em vez de letras isoladas e participantes em fase de alfabetização. No terceiro estudo serão introduzidas sentenças visando ampliação do repertório no reconhecimento, na compreensão e no enunciado das sentenças. (AU)

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