Busca avançada
Ano de início
Entree

Papel da proteina quinase c (pkc) e da proteina quinase dependente de calmodulina (cam-quinase) no desenvolvimento embrionario inicial em bovinos.

Processo: 05/59398-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2007
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2009
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:Mayra Elena Ortiz D' Avila Assumpcao
Beneficiário:Weber Beringui Feitosa
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Proteína quinase C
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Fecundacao | Proteina Quinase C

Resumo

Na fecundação, o oócito de mamíferos é ativado pelo espermatozóide. A interação espermatozóide-oócito provoca a hidrólise do fosfolipídio de inositol no oócito, resultando na produção de diacilglicerol (DAG) e de inositol 1,4,5-trifosfato, que conduz à liberação do Ca2+ do reticulo endoplasmático para o citoplasma. Depois que o cálcio é liberado, este pode ativar o oócito por duas vias. A primeira inclui a ativação da proteína quinase C (PKC) pelo Ca2+ e o DAG, enquanto que a segunda é a ativação da quinase dependente de calmodulina (CaM-quinase), somente pelo Ca2+. Diversos estudos descrevem o papel da PKC e da CaM-quinase na liberação dos grânulos corticais, na retomada da meiose, na inativação da MPF e da MAPK e na reorganização do citoesqueleto na formação do fuso mitótico durante a ativação do oócito tanto na fecundação quanto na ativação partenogenética. Entretanto, as vias de sinalização não são completamente compreendidas. Há aumento da atividade da PKC e da CaM-quinase na fecundação e estudos prévios tem implicado estas quinase na retomada do ciclo celular. Devido à importância das oscilações intracelulares de Ca2+ em estimular e/ou regular os eventos da ativação do oócito, perguntas fundamentais levantam-se sobre a identidade dos fatores que convertem estas oscilações em informação bioquímica e como estas informações dirigem seqüencialmente o início e a conclusão dos eventos da fecundação. O objetivo deste estudo será avaliar a função da PKC e da CaM-quinase na ativação do oócito pela fecundação. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FEITOSA, WEBER BERINGUI; LOPES, EVERTON; VISINTIN, JOSE ANTONIO; ORTIZ D'AVILA ASSUMPCAO, MAYRA ELENA. Endoplasmic reticulum distribution during bovine oocyte activation is regulated by protein kinase C via actin filaments. Journal of Cellular Physiology, v. 235, n. 7-8, . (05/59398-7, 07/58456-9)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FEITOSA, Weber Beringui. Proteína quinase C (PKC) e proteína quinase dependente de cálcio/calmodulina (CaMK II) na ativação de oócitos bovinos. 2010. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ/SBD) São Paulo.