Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do tratamento com metformina sobre alteracoes vaculares em modelo de resistencia a insulina (obesidade em ratos).

Processo: 06/52185-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2006
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2008
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Geral
Pesquisador responsável:Zuleica Bruno Fortes
Beneficiário:Nubia de Souza Lobato
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Metformina   Obesidade   Reatividade cardiovascular
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Metformina | Obesidade | Ratos Wister | Reatividade Vascular

Resumo

A obesidade é caracterizada como um estado de resistência à insulina, onde a reatividade vascular encontra-se alterada, semelhantemente ao que ocorre no diabetes tipo 2. O glutamato monossódico (MSG) tem sido utilizado para indução de resistência à insulina e obesidade em animais de laboratório Neste modelo de resistência à insulina, demonstramos recentemente diminuição da resposta vasodilatadora a acetilcolina, bradicinina e histamina, agentes vasodilatadores dependentes de endotélio, semelhantemente ao que demonstramos em modelo de diabetes tipo 2. Em estudos recentes demonstramos ainda que a metformina, uma biguanida, corrige as alterações vasculares observadas no diabetes tipo 2. Pretendemos no presente projeto estudar os efeitos do tratamento com metformina utilizando esse outro modelo de resistência à insulina sobre a resposta microvascular a agentes vasodilatadores dependentes de endotélio. Para este estudo, ratos Wistar neonatos receberão injeções subcutâneas de glutamato monossódico (MSG) nos dias 2, 3, 4, 5 e 6 após o nascimento. Após 12-16 semanas e após caracterização de resistência à insulina e obesidade, a influência do tratamento com metformina sobre as respostas do leito arteriolar mesentérico isolado e perfundido a agentes dependentes ou não do endotélio serão avaliadas bem como a geração de produtos liberados por esses agentes. Pretendemos ampliar o entendimento no papel da resistência à insulina e de fármacos nas alterações microvasculares. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LOBATO, Nubia de Souza. Efeito do tratamento com metformina sobre alterações vasculares em modelo de resistência à insulina.. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI) São Paulo.