Busca avançada
Ano de início
Entree

Alteracoes locais induzidas pela secrecao toxica de philodryas patagoniensis (girard, 1857) (serpentes: colubridae).

Processo: 06/52695-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2006
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2008
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Comparada
Pesquisador responsável:Maria de Fátima Domingues Furtado
Beneficiário:Priscila Hess Lopes
Instituição Sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Serpentes   Colubridae   Venenos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Acoes Locais | Colubridae | Philodryas | Serpentes | Venenos

Resumo

No Brasil, de 20 a 40% dos acidentes ofídicos envolvendo humanos são causados pelas serpentes conhecidas como não peçonhentas pertencentes à família Colubridae, no entanto, o assunto ainda não recebe a devida atenção sendo ignorado ou pouco citado em referências que abordam aspectos de medicina tropical. Dentre as espécies de Colubrídeos que têm sido associadas ao envenenamento em humanos, está a serpente vulgarmente chamada de parelheira, a Philodryas patagoniensis (Girard, 1857), a qual apresenta um veneno que ocasiona sinais locais e sintomas passíveis de serem confundidos com aqueles encontrados em acidentes botrópicos, tais como dermonecrose, mionecrose e atividade edematogênica, além de alta atividade hemorrágica, atividade proteolítica, fibrinogenolítica e proeminente processo inflamatório. O conhecimento do mecanismo de ação desse veneno se faz necessário para proporcionar maiores informações para o correto diagnóstico diferencial dos acidentes, a fim de evitar o uso inapropriado do antiveneno e seus potenciais efeitos adversos. Para tal, este projeto busca através de experimentos bioquímicos e fisiológicos, um melhor e mais completo entendimento do mecanismo de ação local do veneno de P. patagoniensis, contribuindo para o correto diagnóstico e tratamento dos acidentes. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LOPES, PRISCILA HESS; ROCHA, MARISA M. T.; KUNIYOSHI, ALEXANDRE KAZUO; VIEIRA PORTARO, FERNANDA CALHETA; GONCALVES, LUIS ROBERTO C.. Edema and Nociception Induced by Philodryas patagoniensis Venom in Mice: A Pharmacological Evaluation with Implications for the Accident Treatment. Journal of Pharmacology and Experimental Therapeutics, v. 361, n. 3, p. 349-354, . (15/17053-5, 13/15344-7, 06/52695-9)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LOPES, Priscila Hess. Alterações locais induzidas pela secreção tóxicas de Philodryas patagoniensis (Girard, 1857) (Serpentes: Colubridae). 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências (IBIOC/SB) São Paulo.