Busca avançada
Ano de início
Entree

Isolamento e caracterizacao genotipica de toxoplasma gondii de moluscos bivalves marinhos da baixada santista no estado de sao paulo.

Processo: 06/53963-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2006
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2008
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Medicina Veterinária Preventiva
Pesquisador responsável:Hilda Fátima de Jesus Pena
Beneficiário:Patrícia de Oliveira Esmerini
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Moluscos   Bivalvia   Oocistos   Toxoplasma gondii
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bivalves | Moluscos | Oocistos | Toxoplasma Gondii

Resumo

O Toxoplasma gondii tem uma ampla distribuição mundial e pode parasitar um hospedeiro sem causar sinais clínicos, levando à formação de cistos latentes que podem persistir por toda a vida do hospedeiro. Este protozoário tem sido reconhecido como causa de encefalite em animais marinhos, principalmente em lontras. O primeiro relato de toxoplasmose em golfinhos foi no Brasil, mas também houve relatos na América do Norte e Espanha. Anticorpos anti-T. gondii foram encontrados em todos os animais marinhos examinados da América do Norte, com exceção da Phoca fasciata e das baleias belugas. Oocistos de T. gondii podem esporular na água e continuar infectantes, sendo que essa infectividade pode durar seis meses. A fauna brasileira é composta de aproximadamente 420 espécies de bivalves marinhos. O mecanismo de alimentação dos moluscos da classe Bivalvia se dá por filtração, ou seja, se alimentam de partículas orgânicas e de microrganismos, e poderiam atuar então como hospedeiros paratênicos para oocistos de T. gondii. Os objetivos deste projeto são o isolamento de T. gondii de moluscos bivalves marinhos da Baixada Santista no estado de São Paulo, utilizando bioensaio em camundongos, e a caracterização genotípica dos isolados pela utilização da técnica de PCR-RFLP usando como marcador o locus SAG2. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ESMERINI, PATRICIA O.; GENNARI, SOLANGE M.; PENA, HILDA F. J.. Analysis of marine bivalve shellfish from the fish market in Santos city, Sao Paulo state, Brazil, for Toxoplasma gondii. Veterinary Parasitology, v. 170, n. 1-2, p. 8-13, . (06/53963-7)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ESMERINI, Patrícia de Oliveira. Isolamento e detecção molecular do Toxoplasma gondii (Nicolle e Manceaux, 1909) de moluscos bivalves marinhos comercializados no mercado de peixes do Município de Santos no Estado de São Paulo. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ/SBD) São Paulo.