Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo in vitro da eficácia anticárie de uma formulação de dentifrício contendo carbonato de cálcio (CaCO3) e fluoreto de sódio (NaF)

Processo: 99/12229-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2000
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2001
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Cinthia Pereira Machado Tabchoury
Beneficiário:Rosane Maria Orth Argenta
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Dentifrícios   Desmineralização do dente   Abrasão dentária   Flúor
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Abrasivo | Dentifricio | Desmineralizacao | Estudo In Vitro | Fluor | Remineralizacao

Resumo

Atualmente, há no mercado dentifrícios contendo flúor na forma de MFP (flúor ionizável), com o abrasivo CaCO3, e dentifrícios com flúor na forma de NaF (flúor iônico), com sílica como abrasivo. Apesar do NaF ser mais eficiente que o MFP, não se havia conseguido uni-lo ao CaCO3, devido a precipitação de CaF2. Recentemente, Franco & Cury desenvolveram uma formulação de dentifrício com NaF estabilizado na qual foi possível esta união, sendo que o flúor permaneceu livre para interferir no processo cariogênico. Desta maneira se contempla custo e eficiência, pois CaCO3 é matéria prima nacional e de excelente qualidade e NaF possui flúor iônico que é liberado assim que o dentifrício entra em contato com a cavidade bucal. Esta pesquisa objetiva analisar a eficácia deste novo dentifrício. Será testada em dentes humanos extraídos a capacidade do dentifrício de inibir a desmineralização, através de ciclagens de pH, sendo que os corpos serão colocados em solução desmineralizante e depois no dentifrício diluído em água deionizada. Também será testada a capacidade do dentifrício d e estimular a remineralização através de ciclagens de pH. Estas ciclagens serão feitas utilizando-se como agente terapêutico o placebo, o dentifrício Crest-gold standard-e a nova formulação contendo NaF e CaCO3, nas concentrações de 275,550 e 1100 ppm de flúor. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ARGENTA, Rosane Maria Orth. Estudo in vitro da eficacia anticarie de uma formulação de dentifricio contendo fluoreto de sodio e carbonato de calcio estabilizados. 2001. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Odontologia de Piracicaba Piracicaba, SP.