Bolsa 06/03386-3 - Monoglicerídeos, Esterificação - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Estratégias para desenvolvimento de um sistema operacional eficiente para a produção enzimática de monoglicerídeos

Processo: 06/03386-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2006
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2009
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Processos Industriais de Engenharia Química
Pesquisador responsável:Heizir Ferreira de Castro
Beneficiário:Larissa de Freitas
Instituição Sede: Escola de Engenharia de Lorena (EEL). Universidade de São Paulo (USP). Lorena , SP, Brasil
Assunto(s):Monoglicerídeos   Esterificação   Biocatálise   Lipase
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aproveitamento De Glicerol | Esterificacao | Glicerolise | Lipase | Monoglicerideos | Reatores Enzimaticos | biocatálise

Resumo

O presente projeto tem como objetivo desenvolver um sistema eficiente para a produção enzimática de monoglicerídeos em meio isento de solventes, utilizando as rotas de esterificação direta (glicerol e ácidos graxos) e glicerólise (glicerol e óleos vegetais). Este objetivo será buscado tendo-se como alvo o estabelecimento de um processo simples, de fácil manuseio, que resulte em menor consumo de energia e redução de resíduos, permitindo desta forma a obtenção de resultados satisfatórios que possam competir com a via química, gerando produtos que poderão ser classificados como naturais. Os principais aspectos a serem abordados incluem a avaliação de estratégias de produção de MAG por esterificação e glicerólise em diferentes configurações de biorreatores operando em regime descontínuo ou contínuo. A condução dos processos levará em consideração aspectos particulares de cada uma das rotas, como a necessidade de remoção de água ao longo das reações de esterificação e o uso de atmosfera inerte para minimizar a oxidação das matérias-primas oleosas durante as reações de glicerólise. Outro aspecto a ser abordado será a condução do processo em bateladas alimentadas com glicerol, considerando-se que, ao mesmo tempo o excesso deste reagente favorece a formação de MAG, é indicado na literatura que elevadas concentrações desse álcool podem inibir reações catalisadas por lipases. Finalmente, uma estratégia adicional a ser testada inclui o uso de reações assistidas por microondas. Esta é uma abordagem recente e pouco estudada em bioprocessos com claras evidências de tratar-se de uma alternativa vantajosa em biocatálises, devido aos relatos de tempos de reação muito menores e rendimentos mais elevados, entre outros benefícios. No que se refere ao estado-da-arte, não há trabalhos nacionais publicados que contemplam as estratégias propostas neste projeto.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FREITAS, Larissa de. Estratégias para desenvolvimento de um sistema operacional eficiente para a produção enzimática de monoglicerídeos. 2009. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de Lorena (EEL/ASDI) Lorena.